InternetData CenterAssinante
Colunista Willi Backes
NossaCasa

Por Willi Backes

Representações políticas e empresariais do sul

Representações políticas e empresariais do sul
Por Willi Backes Em 22/03/2023 às 13:27

Considerando o Sul Catarinense região geográfica composta pelos municípios associados à AMESC Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense – 15 municípios e população estimada de 230.000 residentes - AMREC Associação dos Municípios da Região Carbonífera – 12 municípios e população estimada de 450.000 residentes - e AMUREL Associação dos Municípios da Região da Laguna – 18 municípios e população estimada de 400.000 residentes, totalizando assim 45 municípios e população estimada de 1.080.000 habitantes.

Segundo estimativas do IBGE, Santa Catarina em 2023, apresenta 7.780.000 residentes. Assim, o Sul Catarinense representa algo em torno de 14% da população do Estado.

FIDELIDADE REGIONAL NA POLÍTICA

Os resultados das eleições legislativas ocorridas em 2022 demonstraram que os residentes eleitores do Sul Catarinense, expressaram preferência e fidelidade às candidaturas regionais.

Para a ALESC - Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina foram eleitos 8 Deputados Estaduais, com as respectivas bases eleitorais: Pepe Colaço (PP) Tubarão, Volnei Weber (MDB) Braço do Norte, Tiago Zilli (MDB) Turvo, Júlio Garcia (PSD) Criciúma, Jessé Lopes (PL) Criciúma, Rodrigo Minotto (PDT) Criciúma, José Milton Scheffer (PP) Sombrio e Sérgio Guimarães (União Brasil) Laguna.

Impressiona também os resultados para a Câmara Federal, todos com base eleitoral no Sul Catarinense, mais especificamente em Criciúma: Julia Zanatta (PL), Daniel Freitas (PL), Ricardo Guidi (PSD) e Geovânia de Sá (PSDB).

Considerando o percentual de 14% também para o número de eleitores, o Sul Catarinense elegeu dos 40 Deputados Estaduais 20% do total (8) e, para a Câmara Federal de 16 eleitos, 25% dos eleitos (4).

NO SETOR EMPRESARIAL, CRESCE A REPRESENTAÇÃO

A FIESC Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina tem inúmeros vice-presidentes regionais. A FIESC Litoral Sul em Tubarão tem a gestão de Alexsandro da Cruz Barbosa e em Criciúma a gestão de José Carlos Sprícigo. Inúmeras diretorias setoriais na FIESC são ocupadas por lideranças empresariais do Sul Catarinense. Chegará o ano em que o Sul Catarinense fará a gestão da FIESC, na sua Presidência.

Em 2022, Alexandre Bevilacqua Meneguetti, paulista de nascimento e cidadão de Criciúma por opção, gerente regional do SENAC Criciúma, foi convidado para assumir a Direção de Educação Profissional do SENAC de Santa Catarina, em Florianópolis. O reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido fez que em pouco tempo Alexandre Bevilacqua Meneguetti fosse conduzido e hoje é o Diretor Regional do SENAC/SC.

Também em 2022 para até 2026, a FECOMÉRCIO elegeu sua nova diretoria, quando conduziu Renato Campos Carvalho para a Vice-presidência e Tito Lívio de Assis Góes para Vice Regional Sul.

Dentre as inúmeras informações relevantes, destaca-se o fato da recém eleição do empresário criciumense Renato Campos Carvalho também para a condição de Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE Santa Catarina.  

Como um jogo de xadrez, o importante é ocupar os espaços, sempre a frente. Qualidade, profissionalismo e inteligência no jogo leva a conquista da coroa do rei. 



Você pode enviar sugestões e comentários para o e-mail nossacasa@engeplus.com.br

Conheça também

Últimas publicações de Willi Backes