InternetData CenterAssinante
Colunista André Abreu
Contexto Internacional

Por André Abreu

Biden e Macron telefonam para Lula, presidente eleito do Brasil

Bolsonaro ganha destaque por seu silêncio
Biden e Macron telefonam para Lula, presidente eleito do Brasil
Foto: Twitter - Captura de vídeo
Por André Abreu Em 31/10/2022 às 18:58

O presidente francês Emmanuel Macron, um dos primeiros a parabenizar Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória no segundo turno da eleição presidencial brasileira, já na noite de domingo (30) em uma mensagem nas redes sociais, telefonou para o petista nesta segunda-feira (31). Lula também conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos e recebeu a visita do líder argentino.

“Como vai Lula? Parabéns!”, perguntou Macron, de maneira informal. “Estamos vivendo um dia muito feliz, porque conseguimos resgatar a democracia”, respondeu Lula.

“Devo te dizer que esperava impaciente esse momento, para que possamos relançar uma parceria estratégica à altura da nossa história e dos desafios que nos aguardam”, continuou o presidente francês. "Para nós é uma ótima notícia".

Macron nunca escondeu seu apoio à Lula. Em 202,1 ele recebeu Lula no Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa, quando o petista fazia um giro pela Europa. Na pauta de Macron permanece forte o meio-ambiente e a importância da Amazônia para o mundo.

O presidente dos EUA, Joe Biden, fez uma chamada para Lula. Segundo a imprensa internacional, Biden felicitou Lula pela vitória eleitoral.

Os dois líderes discutiram o relacionamento entre Estados Unidos e Brasil, e se comprometeram a continuar trabalhando como parceiros para resolver desafios comuns como combater a mudança climática, garantir a segurança alimentar, promover a inclusão e a democracia. A Casa Branca informou ainda que Biden tratou sobre a migração regional. 

Silêncio de Bolsonaro ganha destaque na mídia internacional

CNN Internacional

"A demora do presidente em admitir a corrida contribuiu para temores de que Bolsonaro não cooperasse com a transferência de poder. Na véspera da votação de domingo, Bolsonaro e alguns de seus aliados haviam feito alegações infundadas sobre fraude eleitoral e tratamento injusto por parte da imprensa."

The Guardian

"O presidente de extrema-direita do Brasil, Jair Bolsonaro, ficou em silêncio após sua derrota eleitoral contundente para seu rival de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma série de líderes mundiais se apresentou para reconhecer o impressionante retorno político de Lula, incluindo o presidente dos EUA, Joe Biden, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, o líder russo, Vladimir Putin, e o chefe do Partido Comunista da China, Xi Jinping."

The New York Times

"Após a derrota, Bolsonaro mantém o silêncio, e Brasil se prepara para a turbulência. O presidente Jair Bolsonaro não reconheceu sua derrota na eleição, após meses de alertar, sem provas, que seus opositores fraudariam a eleição."

 

 



Você pode enviar sugestões e comentários para o e-mail contexto@engeplus.com.br

Conheça também

Últimas publicações de André Abreu