InternetData CenterAssinante
Colunista André Abreu
Contexto Internacional

Por André Abreu

Guerra avança com novos ataques por terra à Faixa de Gaza

Forças de Defesa de Israel procuram por reféns
Guerra avança com novos ataques por terra à Faixa de Gaza
Foto: IDF
Por André Abreu Em 28/10/2023 às 19:16 - Atualizado há 6 meses

As tropas de Israel procuram reféns dentro da Faixa de Gaza na manhã deste domingo (29). A nova fase da guerra implicar em destruir toda a infraestrutura da Faixa de Gaza e derrubar o controle do Hamas na região. Israel afirma que evitou a invasão de novos terroristas pela fronteira nas últimas horas.

A guerra avança com novos ataques por terra à Gaza. O Hamas continua lançando uma contraofensiva com foguetes nesta manhã, que puderam ser vistos na cidade israelense de Sderot. A população da cidade, que fica ao norte da Faixa, foi evacuada.  

As famílias dos reféns continuam protestando para que o primeiro-ministro de Israel trabalhe pela negociação de libertação dos familiares nas mãos dos terroristas mesmo após o encontro com ele.   

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, falou à nação hoje (28) e repetiu a mensagem que Israel está lutando a segunda guerra da independência e de que a batalha será longa e difícil.

 As Forças de Defesa de Israel disseram que atingiram diversos alvos do Hezbollah no Líbano nas últimas horas. O Hezbollah lançou mísseis antitanques contra as forças israelenses. 

O número de mortos em Gaza subiu para 7.650 desde que Israel começou a bombardear a Faixa de Gaza há três semanas. O número de feridos chegou a 19.450, de acordo com um relatório diário divulgado neste sábado (28) pelo Ministério da Saúde palestino.

Na Cisjordânia, os números chegam a 111 mortos e 1.950 feridos, acrescenta o comunicado.

Mulheres, crianças e idosos representam 70% do total de mortos, tanto em Gaza como na Cisjordânia, afirma o ministério. Cerca de 177.781 residências também foram destruídas desde que os ataques começaram em 7 de outubro.

Nova fase

O chefe das FDI diz que o objetivo da guerra requer operação terrestre, enquanto o ministro da Defesa diz que a guerra entra em uma 'nova fase'.

Houve uma grande quantidade de mísseis lançados de Gaza em direção a Tel-Aviv, e também o centro e sul de Israel. 

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se recusou a assumir qualquer responsabilidade pelas falhas da segurança de Israel em 7 de outubro enquanto recebia as famílias dos reféns, que pressionam o governo para que traga respostas sobre a localização dos familiares nas mãos do Hamas. Hoje há 229 reféns nas mãos do grupo terrorista.

Ellon Musk declarou que vai disponiblizar seus satélites para apoiar a conectividade e comunicação para ajuda humanitária na Faixa de Gaza. Israel se declara contra a iniciativa.

Discurso de presidente da Turquia aprofunda divisões

O líder da Turquia, Tayyp Erdogan, chamou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de terrorista. Israel chamou de volta alguns de seus diplomatas para reavaliar as relações com a Turquia. 

“Israel tem cometido abertamente crimes de guerra durante 22 dias, mas os líderes ocidentais não podem sequer apelar a Israel para um cessar-fogo, muito menos reagir a ele”, disse a uma multidão.

 

 

 

 

 



Você pode enviar sugestões e comentários para o e-mail contexto@engeplus.com.br

Conheça também

Últimas publicações de André Abreu