InternetData CenterAssinante

Prefeitura de Forquilhinha desiste de receber posto de atendimento do Detran

Presidente do Detran afirma ter recebido notícia com surpresa
Prefeitura de Forquilhinha desiste de receber posto de atendimento do Detran
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 02/04/2024 às 16:19

Ficou no papel o projeto para instalação de um posto de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran) em Forquilhinha. De acordo com o presidente do Detran, Kennedy Nunes, o prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), desistiu da ideia mesmo após os equipamentos de fotografia terem sido levados para instalação no município. 

O projeto inicial era instalar o posto de atendimento e depois redirecionar usuários de Nova Veneza para Forquilhinha, desafogando a quantidade de atendimentos na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Criciúma. “Então ele não quer o ponto de atendimento do Detran lá. Estávamos prontos, quando a máquina chegou lá para ser instalada recebemos a informação que a prefeitura não queria mais. Nós recebemos com surpresa essa negativa da prefeitura”, afirma Nunes.

Atualmente, Criciúma atende Siderópolis, Treviso, Nova Veneza e Forquilhinha para serviços relacionados a emissão de documentos de veículo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isto abrange uma população de 300 mil habitantes. Já na questão de penalidades e multas, todos os 12 municípios da Associação de Moradores da Região Carbonífera (Amrec) são atendidos na Capital do Carvão, abrangendo cerca de 600 mil pessoas.

“Isso é muito prejudicial para os moradores. Agora nós estamos verificando porque a ideia era fazer em Forquilhinha porque Forquilhinha é o segundo município com maior número de veículos da região de Criciúma. A informação que recebemos é que o prefeito teria recebido os credenciados, despachante e autoescola, e ele voltou atrás. Então, é uma decisão do prefeito. Nós estávamos prontos, inclusive, a máquina estava lá para ser instalada”, explica o presidente do Detran. 

Foi tudo encaminhado. Nós fomos lá, escolhemos a sala e limparam a sala. Quando chegou lá o equipamento que é para fazer a foto e a coleta de dados, a informação que nós recebemos é que o prefeito não tinha mais permitido colocar.

Kennedy Nunes, presidente do Detran
________

Sem o posto de atendimento em Forquilhinha, os usuários seguirão necessitando de deslocamento a Criciúma para acessar serviços de renovação de CNH. Outra alternativa é pagar o serviço via despachante ou autoescola. “Todo o processo da primeira habilitação é obrigado a fazer na autoescola. Mas a renovação, muitas vezes, tu vai na autoescola quando não tem um ponto de atendimento do Detran na cidade. Então, ou a pessoa paga a despesa para ir em Criciúma ou faz através da autoescola ou do despachante”, explica Nunes. 

De acordo com o presidente do Detran, Forquilhinha possui um espaço para receber processos referentes a multas e penalidades e posteriormente encaminha o protocolo para Criciúma. A reportagem tentou contato com o prefeito de Forquilhinha, porém não foi atendida.