InternetData CenterAssinante

Detran planeja inaugurar em até 45 dias posto de atendimento no Criciúma Shopping

Planejamento é desafogar atendimento na Ciretran
Detran planeja inaugurar em até 45 dias posto de atendimento no Criciúma Shopping
Foto: Divulgação/Criciúma Shopping
Por Thiago Hockmüller Em 02/04/2024 às 18:26

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran) avançou nas tratativas para incorporar um posto de atendimento ao Criciúma Shopping, na região da Próspera, próximo ao Parque das Nações. O planejamento é concluir a tramitação do projeto e a instalação dos equipamentos em até 45 dias para então realizar a inauguração com a presença do governador do estado, Jorginho Mello (PL).

Em entrevista ao Portal Engeplus, o presidente do Detran, Kennedy Nunes, explica que o local funcionará como uma extensão dos serviços oferecidos na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), que funciona em anexo a estrutura da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil, no Centro de Criciúma. 

“Nossa previsão é inaugurar em 30 dias, no máximo em 45 dias. Então a pessoa vai poder fazer a foto, todo serviço de veículo, multa e penalidade. A única questão que a gente não consegue levar ainda, porque é uma questão de espaço, é a prova teórica, que continuará sendo feita na Ciretran. Mas todo atendimento de multa, penalidade, veículo e CNH será feito também no ponto de atendimento do shopping”, explica Nunes. 

A meta do Detran é reduzir o tempo de espera no atendimento acumulado na Ciretran, onde são atendidos usuários também das cidades de Siderópolis, Treviso, Nova Veneza e Forquilhinha para serviços relacionados a emissão de documentos de veículos e CNH. Isto abrange uma população de 300 mil habitantes. Já na questão de penalidades e multas, todos os 12 municípios da Associação de Moradores da Região Carbonífera (Amrec) são atendidos na Capital do Carvão, abrangendo cerca de 600 mil pessoas.


Na questão de multas e penalidades, delegacia atende os 12 municípios da Amrec. (Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus) 

“Os móveis já estão comprados, só falta a questão da assinatura da parceria. Nós estamos fazendo a parceria onde eles vão ceder todo o espaço e dar a reforma. Nós entramos com os funcionários e os equipamentos. É uma parceria que a gente está fazendo com a maioria dos locais onde o centro comercial ou shopping entram com a estrutura e a gente entra com o pessoal e equipamentos”, afirma. 

Este tipo de parceria funciona no Shopping Della, onde a Polícia Científica instalou atendimento para confecção da carteira de identidade. A aposta é no aumento da circulação de pessoas dentro do espaço. No caso do novo posto de atendimento que será aberto pelo Detran no Criciúma Shopping a novidade também está no horário de atendimento. Enquanto na Ciretran o atendimento seguirá no período da tarde, no novo ponto o serviço será oferecido ainda no período da manhã. 

“Vai atender uma grande reclamação de que a delegacia só abre meio-dia. A gente entende que eles não podem abrir antes do meio-dia, está tudo certo. Então, a determinação do governador é atender o povo nos dois períodos, por isso nós vamos abrir ali. Vai ter atendimento na parte da manhã e na parte da tarde também. Automaticamente, as pessoas que querem ser atendidas pela manhã vão começar a ir mais lá”, argumenta o presidente do Detran. 

O gerente comercial e operacional do Criciúma Shopping, Guilherme Sardá, comemora a parceria com o Detran e avalia a medida como uma importante melhoria para o cidadão que utiliza o serviço. 

“Para o Criciúma Shopping, será uma honra receber um posto de atendimento do Detran, que contribuirá consideravelmente com a melhoria no atendimento à população do município e da região. O processo de locação está sendo seguido à risca e já estamos até mesmo com o projeto da fachada orçado, falta apenas assinarmos o contrato. Em essa oficialização acontecendo nos próximos dias, como estamos fazendo de tudo para acontecer, dentro de algumas semanas as pessoas já deverão contar com os serviços do Detran no Shopping da Família”, afirma. 

Sem Forquilhinha

Outra alternativa para desafogar a fila na Ciretran era a abertura de um posto de atendimento em Forquilhinha. O presidente do Detran afirma ter sido surpreendido com a negativa do prefeito José Cláudio Gonçalves (PSD), o Neguinho, em receber a estrutura no município e pensa em alternativas.

“Nós estamos vendo agora. Focamos nessa questão da inauguração do posto de atendimento do shopping, porque com isso a gente terá um termômetro melhor de como vai se comportar. Vamos fazer também uma melhora de ampliação no atendimento de Içara, onde está muito precário”, afirma. 

Nunes revela que Cocal do Sul é uma das cidades interessadas na abertura de um posto de atendimento do Detran. E que tal decisão pode beneficiar o cidadão que utiliza o serviço. “Estamos em conversa com Cocal do Sul. Os prefeitos percebem que abrir um ponto de atendimento na cidade é benefício para o cidadão. Só que por outro lado existe a pressão dos credenciados, dos despachantes, de autoescolas que hoje fazem esse serviço. Agora vai muito da decisão do prefeito em atender os credenciados ou atender a população. É uma decisão deles e não entro nesse mérito”, pondera. 

A estimativa do Detran é que a abertura do posto em Forquilhinha retiraria da Ciretran de Criciúma cerca de 60 mil veículos e quase 50 mil carteiras de habilitação.