InternetData CenterAssinante

Governo de Morro da Fumaça apresenta projeto para implantação de Parque Linear

Revitalização visa melhorias na área central da cidade, situada às margens de ferrovia
Governo de Morro da Fumaça apresenta projeto para implantação de Parque Linear
Foto: Divulgação/Prefeitura de Morro da Fumaça
Por Redação Engeplus Em 31/10/2023 às 18:10

Com o objetivo de promover a requalificação do espaço em torno da Ferrovia Tereza Cristina, na região central de Morro da Fumaça, o Governo Municipal realizará nesta quarta-feira, dia 1º, a apresentação do projeto de revitalização de ruas do Centro da cidade.

“É um projeto que contempla diversas frentes de trabalho, a Administração Municipal almeja promover a reabilitação da área central, como também da pavimentação asfáltica da rua Silvio Sartor que irá melhorar as condições de acesso e trafegabilidade. Trata-se de mudanças fundamentais para o desenvolvimento urbano integrado e otimização de espaços de uso comum”, detalha o secretário de infraestrutura, Natan Felipe.

Batizado de Parque Linear, a obra deve trazer mais qualidade de vida aos moradores, além de mais segurança aos usuários. “O cronograma prevê a implantação de equipamentos públicos e mobiliários urbanos com acessibilidade universal para proporcionar a convivência social democrática e inclusiva. Com a consolidação deste projeto, a população irá desfrutar de uma espaço requalificado, com área de lazer, ciclofaixa, acessibilidade, algo pensado para dar uma nova cara ao Centro da cidade, mas sobretudo, mais bem-estar ao fumacense”, pontua o vice-prefeito, Eduardo Guollo.

O projeto contempla a área urbana compreendida entre o Ginásio de Esportes Jorge Silva, a Prefeitura de Morro da Fumaça e a Escola de Educação Básica Princesa Isabel, perímetro interligado pelas vias avenida Celeste Recco, avenida Inocente Pagnan, rua Prefeito Virgínio Maccari, rua XV de Novembro e rua Ítalo Primo Naspolini.


Foto: Daiana Carvalho/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Morro da Fumaça

“A Ferrovia Tereza Cristina é um importante meio para o escoamento da produção de carvão e se destaca como um cartão postal da cidade. Com essa iniciativa, buscamos a preservação da nossa história, sem deixar de observar as adequações que precisam ocorrer na cidade, pensando no desenvolvimento do município”, destaca o prefeito, Agenor Coral.

Aberto ao público, o evento de apresentação do projeto acontecerá no auditório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), às 17 horas desta quarta-feira, e tem como objetivo compartilhar com a comunidade local, os aspectos relacionados à obra almejada.

O projeto a ser executado com os recursos do Programa de Desenvolvimento Urbano (Pró-Cidades) também deve viabilizar a pavimentação asfáltica da rua Silvio Sartor, trecho localizado no bairro De Costa até a junção com a rodovia estadual SC-445 (rodovia Genésio Mazon). Destaca-se que a rua Silvio Sartor se conecta com a região central, que será revitalizada por meio da avenida Inocente Pagnan, que também está em fase de pavimentação asfáltica, com o objetivo de interligar ciclofaixas, adequando novas formas de acessibilidade e garantindo o acesso seguro e eficiente ao Centro de Morro da Fumaça.

Principais intervenções almejadas para a consolidação do projeto:


- Pavimentação asfáltica na Rua Silvio Sartor e demais ruas compreendidas na reabilitação da área central;
- Sinalização horizontal e vertical na Rua Silvio Sartor e demais ruas compreendidas na reabilitação da área central;
- Implantação e/ou melhorias nas drenagens pluviais na Rua Silvio Sartor e demais ruas compreendidas na reabilitação da área central;
- Criação de um parque linear no entorno da Ferrovia Tereza Cristina, com alargamento e adequação de passeios e criação de circuitos de caminhada com melhorias nas condições de acessibilidade, tanto na Rua Silvio Sartor como também nas demais ruas compreendidas na reabilitação da área central;
- Criação de um binário central viário;
- Criação de circuito cicloviário interligando a rua Silvio Sartor com a área central da cidade.
- Implantação de mobiliário urbano como bancos, mesas, decks, floreiras, pergolados, bicicletários, entre outros;
- Implantação de espaços de permanência cobertos e descobertos;
- Criação de vagas exclusivas para estacionamento de viaturas militares;
-  Criação de espaços efêmeros para eventos como feiras, exposições, entre outros;
- Delimitações de vagas de estacionamento longitudinais na área central.

Colaboração: Daiana Carvalho/Assessoria de Imprensa do Município de Morro da Fumaça