InternetData CenterAssinante

Desenvolvimento econômico: população fumacense aprova ampliação de zoneamento industrial

Propostas aprovadas em audiências embasarão projeto de lei municipal
Desenvolvimento econômico: população fumacense aprova ampliação de zoneamento industrial
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
Por Redação Engeplus Em 17/12/2023 às 12:14

A partir das audiências públicas realizadas, por meio do Conselho de Desenvolvimento Municipal de Morro da Fumaça, nos bairros Mina Fluorita, Ibirapuera e Naspolini, a Administração Municipal encaminhará para ao Poder Legislativo, projeto de lei que prevê a ampliação do zoneamento industrial nas respectivas localidades. As propostas de adequação foram apresentadas e aprovadas pelos moradores durante reuniões realizadas nesta semana. 

Conforme o secretário de Infraestrutura, Natan Felipe Souza, o ajuste se faz necessário para adequar o município ao atual cenário de desenvolvimento econômico. “Com essas mudanças, buscamos ampliar o perímetro urbano das referidas áreas, a fim de facilitar a ampliação do zoneamento industrial. Com isso, as empresas já instaladas, ou que estão em processo de instalação passam a contar com uma condição mais confortável, sem impedimentos para expandir naquela área, algo fundamental para o crescimento da cidade”, esclarece.

Se aprovada pelo Legislativo, a medida provocará mudanças na Lei Complementar n° 022/2014, que trata sobre o zoneamento urbano do município. Na Mina Fluorita, a proposta amplia o perímetro urbano, criando novas áreas residenciais e industriais. Já nos bairros Ibirapuera e Naspolini, altera parte do zoneamento residencial existente e amplia o perímetro urbano, criando novas zonas industriais. 

“Desde que iniciamos o nosso mandato trabalhamos pensando em impulsionar o desenvolvimento do município, entre diversas adequações implementadas, organizamos uma série de incentivos para que as empresas tenham o interesse de investir na cidade, mas principalmente permanecer nela. Os incentivos fiscais e econômicos, aplicados não apenas para novas empresas, mas também para quem já está instalado no município são alguns desses importantes fatores”, justifica o vice-prefeito, Eduardo Guollo.

Conforme Guollo, apesar dos impactos gerados pela pandemia de Covid-19, Morro da Fumaça tem conseguido manter o planejamento realizado e vem construindo um desenvolvimento sólido e com indicadores positivos.  “Em 2021, o município contabilizava 1.700 CNPJ ativos e atualmente, dois anos depois, o saldo é de 2.300. Estamos finalizando 2023 com boas notícias, especialmente no que diz respeito às áreas industriais. Na área 1, as empresas já contam com a liberação para a construção, duas empresas já estão aptas a construir em seus pavilhões, provavelmente já começam no decorrer das próximas semanas. Na área industrial 2, que a gente adquiriu a menos tempo, que vamos viabilizar a infraestrutura, já conseguiu fazer o desmembramento de uma parte daquela área e uma empresa de grande porte, de São Paulo (SP), estará vindo para cá a partir de janeiro”, detalha o vice-prefeito.

Ainda, de acordo com o prefeito, Agenor Coral, o trabalho diferenciado junto aos empresários e investidores em potencial tem se mostrado uma estratégia assertiva. “Se olharmos para a arrecadação, os reflexos também são significativos, nós tínhamos um movimento econômico um tanto que baixo, comparado aos demais municípios da Amrec. E no decorrer desses sete anos, com essa aproximação com os empresários, trabalhando em todos os segmentos, incentivando, motivando eles a estarem em Morro da Fumaça conseguimos manter um crescimento sólido, e está se mantendo, tanto é que nós fechamos 2022 com cerca de R$ 800 milhões de movimentos econômicos. A nossa expectativa é fechar 2023 com índice superior a R$ 930 milhões em termos de movimento econômico”, destaca o prefeito.

Além das zonas industriais consolidadas na área urbana, o município conta com duas áreas industriais, localizadas estrategicamente às margens da rodovia Genésio Mazon.  A número I, com 40.000 metros quadrados, e a II com 200.000 metros quadrados, ambas situadas no Distrito de Estação Cocal. 

Colaboração: Daiana Carvalho/Prefeitura de Morro da Fumaça