InternetData CenterAssinante

Mais quatro animais marinhos encontrados na orla do Rincão; dois deles sem vida

Um golfinho e três lobos-marinhos foram localizados na manhã desta segunda-feira
Mais quatro animais marinhos encontrados na orla do Rincão; dois deles sem vida
Foto: Paulo Amboni/Divulgação
Por Thiago Hockmüller Em 02/09/2019 às 15:06

Tem aumentado o número de animais marinhos encontrados na orla das praias Sul catarinenses. Na manhã desta segunda-feira, dia 2, foram mais quatro em Balneário Rincão, dois deles já estavam sem vida. A informação foi confirmada pelo engenheiro ambiental da prefeitura, Paulo Amboni, em entrevista para o Portal Engeplus. 

Entre os animais mortos estão um golfinho e um lobo-marinho. A causa ainda não foi identificada e o protocolo de desencalhe já foi acionado. Segundo Amboni, uma equipe do setor de zoologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) deve se deslocar até os locais para investigar os casos.  

O golfinho foi localizado na altura do bairro Verdão. Já o lobo-marinho estava próximo da Plataforma Sul. Os outros dois animais vivos estavam descansando na orla da Zona Sul. “Monitoramos se o animal está cansado, assim o protocolo não é acionado.  Só chamamos se está machucado, aí eles vêm, recolhem e levam para tratamento. Se está morto batemos fotos e eles decidem se recolhem para estudos”, explica Amboni. 

O engenheiro ainda afirma que nesta temporada tem sido ainda mais comum encontrar animais mortos na orla do Rincão, sobretudo pinguins. Em caso de alguma pessoa avistar animais marinhos, é importante que acione a prefeitura no telefone (48) 3468-7230. “Muitas vezes o animal está vivo e somente parou para descansar. Pode ficar até quatro dias descansando e não quer dizer que vá morrer. É importante não incomodar o animal, pois ele pode acabar se estressando. A indicação é deixá-lo quieto. Se tiver ferido ou morto, informe imediatamente a prefeitura”, recomenda. 

Mais ao Norte do Estado, na região entre Laguna e Imbituba, 17 animais marinhos foram encontrados mortos no final do mês passado. O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/Udesc) deu início a investigação para apurar a causa. Eles foram encontrados no Trecho 1, onde também foi recolhido um pinguim vivo.   

Foram encontradas mortas duas toninhas, uma delas grávida, uma pardela-preta, uma tartaruga e 12 pinguins.