InternetData CenterAssinante

Shows do URB Music Tour não serão realizados no Parque Prefeito Altair Guidi, confirma organização

Alteração na programação foi anunciada após manifestação do prefeito de Criciúma
Shows do URB Music Tour não serão realizados no Parque Prefeito Altair Guidi, confirma organização
Foto: Divulgação
Por Lucas Renan Domingos Em 20/03/2024 às 19:18

Os shows de Criolo, Planet Hemp e de outros artistas locais que serão atração do URB Music Tour, evento musical que faz parte da programação da etapa de Criciúma do STU National, não acontecerão mais no Parque Altair Guidi. A informação foi confirmada em nota pela organização na tarde desta quarta-feira, dia 20. Um novo local ainda será divulgado.

“O URB MUSIC TOUR, festival de cultura urbana que acompanha os eventos da plataforma STU, será realizado no dia 23, em novo local. Muito em breve anunciaremos as informações completas”, diz o texto assinado pela organização do STU.

A realização dos shows em Criciúma virou tema de debate nas últimas horas após a publicação de um vídeo do prefeito Clésio Salvaro. A Prefeitura de Criciúma é quem está patrocinando o evento e Salvaro prometeu cortar a energia da estrutura dos shows caso houvesse a “apologia às drogas ou crimes”.

“E neste próximo final de semana vai ser realizado uma etapa importante do Skate Nacional. Agora, qualquer coisa diferente disso, como, por exemplo, apologia às drogas, apologia aos crimes, qualquer coisa que mexa no conteúdo sexual, que mexa com os nossos meninos e as nossas meninas, o Gilberto está aqui, autorizado, com alicate na mão, para cortar a energia”, afirmou o prefeito no vídeo ao lado de um servidor do município.

Em 2021, o prefeito de Criciúma exonerou um professor da rede municipal de Educação, depois do profissional exibir em uma de suas aulas o clipe de “Etérea”, música de autoria de Criolo. Na época, Salvaro adjetivou o caso como “viadagem”. Clique aqui e relembre o caso.

O episódio também motivou uma manifestação pública do cantor que se pronunciou em suas redes sociais. “Tanto o clipe como o doc, ambos sem nenhum tipo de restrição pelas diretrizes do YouTube, já foram exibidos em diversos festivais de cinema e instituições de arte, música e dança [como a Filmoteca da Universidade Nacional do México] pelo mundo, ao longo dos quase dois anos de suas trajetórias internacionais”, disse.

Veja abaixo a nota completa divulgada pelo STU:

O STU foi idealizado há 8 anos por acreditarmos que o skate é mais do que um esporte contemporâneo, plural e inclusivo. Para nós, o skate é um movimento transversal que proporciona transformações relevantes por onde passa, tendo sempre como premissa a importância da arte e do esporte para a saúde mental e física. São muitos anos acreditando nessa verdade.

Hoje podemos afirmar que somos uma das principais plataformas, se não a principal, de skate e cultura urbana do mundo, pela mobilização de skatistas, artistas, público, audiência e parceiros em torno do STU, o que só tem sido possível pela crença na convivência harmoniosa das diferenças.

O STU NATIONAL, a ser realizado pelo quarto ano consecutivo na cidade de Criciúma, está confirmado no Parque Centenário, nos dias 22, 23 e 24 de março.

O URB MUSIC TOUR, festival de cultura urbana que acompanha os eventos da plataforma STU, será realizado no dia 23, em novo local. Muito em breve anunciaremos as informações completas.

STU