InternetData CenterAssinante

Raio-X: Criciúma fecha primeira janela com 14 contratações e incorpora seis estrangeiros ao elenco

Próxima janela de inscrições abre em julho, na 18ª rodada da Série A
Raio-X: Criciúma fecha primeira janela com 14 contratações e incorpora seis estrangeiros ao elenco
Foto: Rafaela Custódio/Arquivo Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 25/04/2024 às 17:09

A apresentação do atacante Allano fechou o pacote de reforços do Criciúma para a primeira metade do Campeonato Brasileiro. Com a janela de inscrição fechada até julho, o Tigre disputará o turno da Série A com 39 jogadores, isso contando atletas da categoria de base incorporados ao elenco profissional. A próxima janela de inscrições abre no dia 10 de julho, data em que o Tigre enfrenta o Flamengo pela 18ª rodada, e fecha no dia 2 de setembro, quando o campeonato alcançará a 26ª rodada.

Desde o início do ano, o Criciúma contratou 14 jogadores, entre eles o atacante Renato Kayzer que foi devolvido ao Fortaleza após o clube cearense pedir o retorno do empréstimo. O Tigre ainda contratou o goleiro Matheus Teixeira, os zagueiros Wilker Ángel e Tobias Figueiredo, o lateral-esquerdo Miguel Trauco, os volantes Higor Meritão, Baltasar Barcia, Ronald e Newton, o meia Matheusinho, e os atacantes Yerson Candelo, Yannick Bolasie, Arthur Caíke e Allano


Contratado neste ano, Higor Meritão é um dos destaques do Criciúma nesta temporada. (Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C)

O narrador do Tabelando/Engeplus, Mateus Mastella, acredita que o plantel entregue ao técnico Claudio Tencati é suficiente para o objetivo do clube na Série A: escapar do rebaixamento. “Esse elenco do Criciúma está bom para o grande objetivo. Com os jogadores que chegaram, Tencati ganha algumas opções. É claro que precisaria ainda de um lateral-direito experiente e um atacante goleador, mas são peças pontuais que podem vir em julho”, explica. 

Mastella considera o time competitivo, com destaque para a defesa e o meio-campo, além das opções para o gol. O titular Gustavo ainda não jogou e o reserva Alisson tem dado conta da missão. “O gol, a defesa e o meio são sólidos. Vamos sofrer? Vamos. Mas, com essa Série A onde se gasta muito mais do que arrecada, esse time no papel, com as contas em dia, é bom”, argumenta.

Tigre internacional

O elenco montado pelo departamento de futebol do Criciúma, comandado pelo gerente de futebol Alex Brasil, conta com quatro goleiros, sete zagueiros, três laterais para cada lado, oito volantes, quatro meias e nove atacantes. Os dados fazem parte da ficha do Criciúma no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e também de acordo com a lista de jogadores divulgada nos press kits para os confrontos contra Juventude e Atlético Mineiro, ambos pelo Brasileirão.  

O time do Criciúma conta com seis jogadores estrangeiros e 32 brasileiros - entre eles o ítalo-brasileiro Eder. Outro ponto a destacar é a média de idade do elenco, que está em 26,3 anos. Porém, quando o assunto é o time titular, a média aumenta. Contra o Juventude ficou em 31,1 anos, enquanto contra o Atlético ficou em 31,2 anos.

Estrangeiros no elenco: Wilker Ángel (Venezuela), Tobias Figueiredo (Portugal), Miguel Trauco (Peru), Baltasar Barcia (Uruguai), Yerson Candelo (Colômbia), Yannick Bolasie (França/naturalizado congolês). 

“Toda a organização do clube atual, com retaguarda financeira, com desempenho de alta performance em todos os setores, nos dá a esperança de o Criciúma fazer um primeiro turno surpreendente, inclusive com a possibilidade de reforços pontuais no mês de julho quando abre a segunda janela. O Criciúma estará no final do turno tendo todo o segundo turno para recuperação em caso de necessidade, mas acredito que o Criciúma irá surpreender muita gente”, avalia o comentarista do Tabelando/Engeplus, Emerson Crippa.

O Criciúma volta a campo neste sábado, dia 25, quando enfrenta o Vasco no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, pela 4ª rodada da Série A. As duas equipes se enfrentam às 16 horas. Com um jogo a menos, já que não atuou na terceira rodada, o Tigre é 16°, com 2 pontos. O time carioca é o 15°, com três pontos.

Plantel do Criciúma com a idade de cada atleta

Goleiros: Alisson (28), Gustavo (31), Matheus Teixeira (25) e Kauã (20).

Zagueiros: Wilker Ángel (31), Tobias Figueiredo (30), Rodrigo (37), Walisson Maia (32), Erick (18), Thiago Mina (21) e Jackson (21). 

Lateral-direito: Claudinho (23), Jonathan (31) e Kaik (20). 

Lateral-esquerdo: Marcelo Hermes (29), Trauco (31) e Guilherme Silva (21). 

Volantes: Higor Meritão (29), Baltasar Barcia (23), Barreto (28), Eliédson (21), Léo Gonçalves (22), Ronald (26), Newton (24) e Eliel (21). 

Meias: Matheusinho (26), Fellipe Mateus (33), Marquinhos Gabriel (33) e Fabrício Lentz (20). 

Atacantes: Yerson Candelo (32), Adrianinho (19), Yannick Bolasie (34), Arthur Caíke (31), Eder (37), Felipe Vizeu (27), João Carlos (22), Eduardo Melo (22), Allano (29) e Petterson (20). 

Contratados nesta temporada (14): Matheus Teixeira, Wilker Ángel, Tobias Figueiredo, Trauco, Higor Meritão, Barcia, Ronald, Newton, Matheusinho, Candelo, Bolasie, Renato Kayzer (devolvido ao Fortaleza), Arthur Caíke e Allano.

Total: 39 jogadores.

Média de idade: 26,3 anos.

Próxima janela de inscrições: entre 10 de julho a 2 de setembro.