InternetData CenterAssinante

Bolasie fala sobre adaptação no Brasil e elogia torcida carvoeira: ‘quero muito jogar nesta atmosfera'

Atacante está apto para atuar na Copa do Brasil e no Campeonato Catarinense
Bolasie fala sobre adaptação no Brasil e elogia torcida carvoeira: ‘quero muito jogar nesta atmosfera'
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 28/03/2024 às 17:33

O atacante congolês Yannick Bolasie, 34 anos, aguarda com ansiedade a estreia pelo Criciúma. O jogador não pode atuar nas finais do Campeonato Catarinense, porém está apto para disputar a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, dia 28, ele foi apresentado oficialmente e falou sobre a adaptação na cidade, aprendizado do idioma e as primeiras impressões do clube e da torcida.

A apresentação de Bolasie aconteceu no estádio Heriberto Hülse, lugar ao qual ele está habituado e conheceu de perto a empolgada torcida carvoeira. “Mesmo antes de ver eles pessoalmente no estádio, eu assistia muitos vídeos da torcida do Youtube. E isso criou expectativa e curiosidade para ver se a atmosfera ao vivo era realmente isso. E ter a oportunidade de estar no estádio e ver a atmosfera da torcida me faz querer muito jogar nessa atmosfera”, elogiou. 

Bolasie é francês naturalizado congolês. Pela seleção do Congo, ele acumula convocações e disputou duas vezes a Copa Africana de Nações, em 2015 e 2019. Já a carreira por clubes tem como destaque atuações no futebol inglês, onde defendeu clubes como Middlesbrough, Crystal Palace, Everton e Aston Villa. Foram mais de 100 jogos na Premier League. Com o currículo construído todo na Europa, ele explicou o motivo de atuar no Brasil.

“O projeto, o plano do clube e de ter acabado de subir para a Série A. Eu sempre tive interesse em me testar fora da Europa e eu sei que a liga brasileira é muito competitiva. Todas as conversas que tive com o treinador Tencati e com o Alex me convenceram que é isso que eu quero fazer”, afirmou.

Drible como característica

A grande dúvida é a parte do campo em que Bolasie será mais utilizado por Tencati. Podendo atuar tanto como referência quanto pelas pontas, ele afirma já ter conversado com o técnico e também revela as aptidões que o fizeram se destacar no futebol. “Pelos treinamentos que já tivemos e conversas tenho uma ideia de como ele quer me usar no campo. Basicamente o jogador que mais gosto é o Ronaldo fenômeno, minha maior inspiração é ele e sempre tentei moldar meu estilo de futebol baseado nisso. Todos esses jogadores que o Brasil produziu como Kaká, Garrincha, é algo que inspira bastante. Esse (drible) é o meu estilo de jogo e vou continuar jogando assim”, argumenta.

Idioma 

Bolasie tem se comunicado em inglês com o restante do elenco, funcionários e comissão técnica. O atacante diz estar empenhado em aprender o idioma português, o qual já teve contato quando atuou em Portugal, mas reconhece que precisa evoluir para se comunicar melhor neste novo desafio no Brasil. 

“O plano é aprender o idioma. É muito importante que eu possa me comunicar com toda a equipe, jogadores e staff em portuges. Isso vai facilitar bastante e todos vão entender o que eu estiver falando dentro de campo”, justifica, arriscando palavras como lateral, passe, esquerda e direita.

Além do idioma, o jogador tem aprendido palavras chaves utilizadas no futebol para que tenha a adaptação acelerada. Fisicamente preparado e já treinando com o grupo há duas semanas, Bolasie deve estrear no dia 13 de abril, quando o Criciúma enfrenta o Juventude pela Série A do Campeonato Brasileiro.