InternetData CenterAssinante

Benvita Kombucha: a produção de bebidas que ajuda na qualidade de vida dos clientes

Após estudos científicos e de mercado, empreendimento foi criado em 2020 em Criciúma
Benvita Kombucha: a produção de bebidas que ajuda na qualidade de vida dos clientes
Foto: Patrick Stüpp/Portal Engeplus
Por Patrick Stüpp Em 30/10/2023 às 13:34

Com a iniciativa de proporcionar qualidade de vida para as pessoas, as primas e sócias Patrícia dos Santos Alves e Jadna de Jesus Alves apostaram em um novo empreendimento em Criciúma. Ajudar e trazer diversos benefícios para a saúde por meio de uma bebida foi o que as primas pensaram e iniciaram em 2020. Depois de uma série de estudos tanto científicos quanto de mercado, nasceu em Criciúma, em plena pandemia, a Benvita Kombucha.

Em definição, a kombucha é uma bebida ocidental, de origem asiática, sendo um chá fermentado que após ser consumido proporciona benefícios à saúde. De acordo com Patrícia, a iniciativa para começar a vender essa bebida na cidade foi inspirada por uma das suas tias. “A gente tinha uma tia que já produzia em casa, e às vezes nas reuniões de família, eu e Jadna sempre tomávamos na casa dela. Posteriormente, vendo ela produzir, começamos a ter uma ideia de transformarmos aquela produção em um empreendimento. Durante os estudos, vimos que poucas marcas no Brasil produziam kombucha e percebemos o potencial que esse empreendimento teria”, destacou Patrícia.

Começo do empreendimento e processo de estudos

Ao todo, faz três anos que a Benvita Kombucha nasceu em Criciúma. Mas, antes de tornar o empreendimento em consolidado na cidade as duas fundadoras começaram as primeiras produções em suas casas. Após o produto ser aprovado, Patricia destaca que as produções começaram a ser desenvolvidas na cozinha da sua prima. Neste período, as duas produziam cerca de 70 litros da bebida por mês.  

“A cada mês víamos o nosso trabalho ganhar uma proporção maior. Então, com o aumento das vendas e a fidelidade dos clientes, vimos a necessidade de um espaço próprio para a nossa produção. Assim, preparamos uma sala e mobiliamos com utensílios e geladeira para o armazenamento da bebida. Todos os nossos lucros eram investidos em maquinários e matérias primas de qualidade para oferecer o melhor produto aos nossos clientes”, afirmou a fundadora.

Com o aprimoramento das produções e estudos sobre a bebida, um dos diferenciais que fizeram a Benvita Kombucha ganhar repercussão foi a produção de um produto 100% natural aos clientes. A bebida é feita sem corantes, conservantes e aromatizantes. As produções são feitas com matéria prima orgânica, sustentável e limpa.

“Para conseguir esse resultado nos unimos ao grupo local de produtores orgânicos e entramos na luta pela agroecologia e conscientização da sociedade para o consumo de alimentos livres de agrotóxicos”, enfatiza Patrícia.


Bebidas são produzidas 100% com produtos naturais. (Fotos: Patrick Stüpp/Portal Engeplus)

Desafios e consolidação de mercado

Antes da marca ganhar proporção em Criciúma, os fundadores enfrentaram desafios. Conforme Jadna, as principais dificuldades foram a produção de uma bebida que era desconhecida pela maioria das pessoas e também alcançar a estabilidade do produto. 

“Sempre estamos procurando estudar, buscar os melhores profissionais e absorver o melhor conteúdo possível. Quando chegamos no ponto certo da estabilidade do nosso produto já acreditamos no potencial que tínhamos com a nossa marca e partimos para a criação da nossa fábrica. Desse modo, alugamos uma casa e fizemos todas as reformas necessárias para transformá-la em uma indústria de bebidas”, ponderou.

Atualmente, a Benvita Kombucha é a primeira kombucharia a receber o registro pelo mapa e a certificação de conformidade orgânica aqui no extremo Sul catarinense. O espaço empreendedor conta com a produção de dez sabores, em embalagens de 300ml e 1l, estando presente em 80 pontos de vendas.

Afinal: quais os benefícios da kombucha?


Empreendimento conta com dez sabores, em embalagens de 300ml e 1l (Fotos: Patrick Stüpp/Portal Engeplus)

O consumo de kombucha com uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos consegue auxiliar na digestão; diminuir o nível de açúcar no sangue; reduzir o colesterol; recuperar a flora intestinal; desintoxicar o organismo; combater os radicais livres e aumentar a imunidade. “O nosso nome já diz tudo sobre a nossa marca. A palavra ‘benvita’ vem de italiano que quer dizer boa vida. Sendo assim, combinou muito com o que queríamos trazer para os nossos clientes. Principalmente, porque com a produção totalmente natural da nossa kombucha queremos melhorar a qualidade de vida e uma boa alimentação para as pessoas”, concluiu a fundadora, Patricia dos Santos Alves.

As pessoas que quiserem experimentar a bebida ou saberem mais sobre a sua produção em Criciúma, podem estar conhecendo o Instagram da marca ou acessando o site clicando aqui.