InternetData CenterAssinante

Festa junina movimenta comunidade escolar e incentiva estudantes ao empreendedorismo

Evento tradicional nas escolas promove integração e socialização
Festa junina movimenta comunidade escolar e incentiva estudantes ao empreendedorismo
Foto: Jessica Rosso
Por Jessica Rosso Em 10/06/2019 às 11:29

Semanas antes de a tradicional festa junina acontecer no Colégio Dom Orione, em Siderópolis, a equipe já trabalha nos preparativos. O diferencial de um evento que acontece na comunidade escolar está na organização.

Estudantes, pais, comunidade, colaboradores e patrocinadores. Todos estão inseridos de alguma forma para que a festa aconteça.

De acordo com a coordenadora do colégio, Maria Lurdete da Boit, dentro do Projeto Junino acontecem várias atividades, que contam com um trabalho em conjunto que possibilita confraternização na cultura, na alegria e na fé. "As equipes formadas pelos alunos do berçário ao terceirão lideradas pelos professores conquistam, através do trabalho, o entusiasmo e parceria”, destaca Maria.

Segundo a coordenadora, na gincana que antecede o evento as turmas se engajam para conquistar as tão desejadas premiações.

Para os alunos o evento traz aprendizado, integração com a sociedade e, além disso, incentivo ao empreendedorismo.

Isadora Rodrigues Dagostin é estudante do 3º ano do Ensino Médio. Ela conta que neste ano, a turma foi responsável pela barraca da pipoca e do amendoim, sendo responsáveis por tudo, desde a preparação até a venda durante o evento. “Nós tivemos que fazer desde os desenhos até a compra de itens”.

O processo, segundo ela, ajudou a desenvolver a comunicação com os colegas.”Melhorou principalmente com a minha sala, porque não sou de falar muito. É também um meio de estarmos unidos, ajudando um ao outro”, completou.

Para a ex-aluna Amanda de Mattia, que hoje é estudante de Farmácia, era bom ver as pessoas trabalhando em prol da festa, e para ela, sempre deu muito certo. "Acho que o convívio com todo mundo no colégio ajuda muito, principalmente na minha área, por exemplo, que tem que lidar com pessoas. Trabalhar nesse tipo de evento ajuda muito a saber lidar com o público e hoje em dia me ajuda na forma como eu estudo e na forma como eu trabalho”, avalia.

A grande quantidade de pessoas que compareceram ao evento neste fim de semana surpreenderam a ex-aluna.

“A festa junina também promove essa interação com os pais, trazendo seus filhos para a festa. Acho que é muito importante também para a formação das crianças,porque esse momento de integração é também para formar novos cidadãos”, disse.

Este ano a festa junina do Colégio Dom Orione ocorreu nos dias 7 e 8 de junho, no Centro de Eventos São Luiz Orione, no centro da cidade. Foram oferecidos cachorro-quente,doce de mamão, uva e maça do amor, pipoca, amendoim, pinhão, doces entre outros. A diversão ficou por conta da pescaria, cama elástica e boca do palhaço. Tudo, é claro, com um toque especial dos alunos.