InternetData CenterAssinante

Resenha | É assim que acaba, de Colleen Hoover

Envie sugestões para entrelidasevindas@engeplus.com.br
Resenha | É assim que acaba, de Colleen Hoover
Foto: Entre Lidas e Vindas
Por Amanda Ludwig Em 09/10/2023 às 11:54

Recentemente decidi reler É assim que acaba, de Colleen Hooover. O livro foi lançado em 2016, mas voltou a ser assunto em pauta no último ano, porque a autora lançou a continuação da história, em É assim que começa. Algumas polêmicas permearam a obra, assim como outras de Colleen, mas este definitivamente continua sendo um livro para ser lido.

Essa é uma história bastante pessoal para Colleen Hoover, já que tem como tema central a violência doméstica - fato já vivido por ela em seu núcleo familiar. Essa é uma história de fato densa, que toca de forma profunda até mesmo o leitor que nunca passou por essa situação. Esse pertencimento à história é, inclusive, um sentimento conhecido pelos leitores de Colleen, uma vez que a autora consegue trabalhar com escrita sensível temas polêmicos e pesados.

Em É assim que acaba conhecemos Lily Bloom, uma jovem que decidiu abrir a própria floricultura em Boston. Na cidade, ela conhece Ryle, um médico bem-sucedido por quem ela se apaixona profundamente. Ele também se apaixona por ela, e os dois iniciam um relacionamento que prometia ser baseado em muito amor. De repente, no entanto, Lily passa a notar comportamentos diferentes em Ryle. O namoro passa, então, a ser turbulento e conturbado - sem que ela se dê conta disso. 

O comportamento do namorado faz Lily relembrar sua infância, uma vez que a protagonista cresceu em um lar onde também assistiu à mãe passar por cenas de violência doméstica. Quem a ajudou a superar os momentos difíceis que viveu na infância/adolescência foi seu primeiro amor, um jovem chamado Atlas - que também passou por inúmeras dificuldades naquela época.

Já em Boston e em relacionamento com Ryle, Lily acaba reencontrando Atlas, seu primeiro amor. Aos poucos, durante o livro, vamos conhecendo a Lily e Atlas do passado, e vendo como a história vivida pelos dois volta à tona para ajudar a protagonista em suas decisões no presente. 

A história é um clássico Colleen: envolvente e apaixonante, com paixões arrebatadoras e de fácil leitura mesmo que envolva temas conturbados. Uma ótima recomendação para quem adora se envolver com o livro. Apesar de ter sido lançado em 2016, É assim que acaba tem envelhecido bem. Não à toa ganhará uma adaptação para os cinemas no próximo ano.

Curiosidades/destaques

- É assim que acaba é o primeiro livro da história de Lily; É assim que começa é a continuação dessa história.
- O segundo livro recomeça a história exatamente onde terminou no primeiro livro.
- O cinema receberá uma adaptação de É assim que acaba. A personagem Lily será representada por Blake Lively. A previsão de estreia é fevereiro de 2024.
- Justin Baldoni, galã de Jane the Virgin, viverá o personagem de Ryle. Já Atlas será representado nos cinemas por Brandon Sklenar.
- Com o livro, a escritora terminou 2022 como a autora do livro mais vendido do ano no Brasil na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews. O 'boom' veio após a história viralizar entre os usuários do TikTok.

E a gente segue conversando pelo e-mail entrelidasevindas@engeplus.com.br ou pelo perfil @amandagarcialudwig, no Instagram. O que você acha sobre o assunto? Te espero lá.