InternetData CenterAssinante

Resenha - Mr. Mercedes

Livro é um romance policial escrito por Stephen King
Resenha - Mr. Mercedes
Foto: Amanda Garcia Ludwig
Por Amanda Garcia Ludwig Em 14/12/2016 às 18:49

Stephen King é conhecido por escrever histórias de suspense e terror e dar vida a personagens assustadores. Em Mr. Mercedes, no entanto, King apresenta aos leitores o detetive Bill Hodges em um romance policial que não chega a dar medo, mas nos faz prender o fôlego.

Em um primeiro capítulo atípico, King apresenta personagens que se conhecem em uma fila para vagas de emprego. Eles chegaram cedo, ainda de madrugada, para garantir bons lugares antes do início das entrevistas. Pouco antes do amanhecer, no entanto, vários deles morrem atropelados ali por um Mercedes. O carro (roubado de uma milionária pouco antes) é deixado a poucos metros do local do crime, e o motorista some sem deixar rastros.

O detetive designado para o caso é Bill Hodges, junto com seu parceiro Pete. A aposentadoria de Bill chega antes que o caso de "Mr. Mercedes" seja solucionado. O criminoso aparou muito bem as arestas para que a polícia não chegasse até ele.

Bill passa os próximo anos sentado em frente ao sofá, brincando com a arma de seu pai e tendo pensamentos suicidas. Tudo muda quando uma carta de Mr. Mercedes chega para ele. Em capítulos alternados, King também nos apresenta Brady Hartsfield, o assassino. A história é narrada pelas duas pontas, até que elas se unam ao fim de tudo. De um lado, Brady tenta fazer com que Bill chegue às últimas consequências e finalmente cometa o suicídio, aceitando que não teve sucesso nas investigações do caso.

Ao enviar a carta, no entanto, ele consegue exatamente o contrário do esperado: o detetive aposentado decide investigar por conta própria a verdadeira identidade do assassino do Mercedes. Bill conta com ajudas inesperadas ao longo da história e precisa correr contra o tempo para evitar que Brady cometa outro grande atentado.

Curiosidades

- Como é comum em suas obras, Stephen King faz referências a outros de seus personagens ao longo do livro. Para atropelar as pessoas na fila de emprego, por exemplo, o assassino utilizou uma máscara em que "o rosto era bem parecido com o de Pennywise, o palhaço do filme.”

- Mr. Mercedes é o primeiro livro de uma trilogia, que contará a história do detetive Bill Hodges. O segundo livro é o Achados e Perdidos e o terceiro se chama O Último Turno. Os três foram lançados no Brasil em 2016.

- A história rendeu a Stephen King, em 2015, o prêmio Edgar Award na categoria melhor thriller.

Serviço

Em Criciúma:

Livrarias Catarinense do Nações Shopping

R$ 44,90