InternetData CenterAssinante

COLUNA DE POLÍTICA – Moisés vem pela Veneza

COLUNA DE POLÍTICA – Moisés vem pela Veneza
Por João Paulo Messer Em 10/09/2019 às 20:14

Governador visita o Sul sábado

O governador Carlos Moisés da Silva vai anunciar sábado em Nova Veneza a liberação de recursos para a revitalização da rodovia Jorge Lacerda. Este é a informação que chegou aos gabinetes de deputados aliados na Assembleia Legislativa. Leia-se aí os deputados Rodrigo Minotto (PDT) e Luiz Fernando Cardoso Vampiro (MDB) e não Jessé Lopes. No Sul a agenda é interpretada como um recado de entrelinhas ao prefeito Clésio Salvaro, pois o ato será feito em Nova Veneza e não Criciúma, cidade que espera a resposta do governador para uma série de pedidos.

Pela recepção

A equipe do governo avalia que “no interior” a recepção deve ser mais calorosa, sem qualquer risco de reação que não seja o de “só alegria e agradecimentos”. Já chegou ao Palácio da Agronômica a informação de que a festa de inauguração da rodovia NVA-353, que liga as comunidades de São Bento Alto e Vila Maria – ato principal da agenda – terá almoço festivo. “Quatro bois vão morrer para o churrasco”.

Tem jantar

O governador Carlos Moisés da Silva vai se encontrar com a base aliada nesta quarta-feira para um jantar no Palácio da Agronômica. Durante o encontro vai apresentar um relatório do que foi feito até então e quais são os atos já definidos para os próximos meses. Curiosidade sobre a presença ou não do deputado Jessé Lopes.

Sem Casan

A agenda do governador em Nova Veneza só não foi divulgada, ainda, porque havia expectativa de que pudesse ser assinado o contrato da Casan. Etapas burocráticas precisam ser superadas. Por isso este item deve ficar fora da agenda.

Casan e municípios

A rigor, o contrato da Casan com Nova Veneza é o único que resta dos municípios abastecidos pela barragem do rio São Bento. Forquilhinha assinou no ano passado e tem contrato até 2044, Siderópolis assinou no mês passado e vai até 2049. Maracajá definiu ontem à noite as cláusulas enquanto Criciúma tem contrato até 2042 e Içara até 2048.

Tarifa alta

Essa discussão toda em torno do contrato de Criciúma e a Casan não se dá por falta ou eminência de vencimento do contrato, mas porque o prefeito Clésio Salvaro decidiu reabrir o debate e cobrar uma revisão da tarifa. Ele quer algumas compensações, entre elas tarifa menor. Isso pode ser possível com a substituição da agência reguladora, fato já superado. Agora depende dos cálculos desta agência.

Pagando pelo lixo

Saiu das mãos de Luiz Juventino Selva, um dos homens estratégicos do prefeito Clésio Salvaro, o projeto que vai pagar pelo lixo em Criciúma. Isso mesmo: o governo vai pagar pelo lixo reciclado. No dia 23 deste mês inaugura o primeiro posto de coleta que funcionará como experiência na área do Paço Municipal.

Como funciona

Haverá uma relação de materiais e o cidadão que entregar neste ponto o lixo limpo vai pesar, indicar a a matrícula de um imóvel e nela será creditado o valor. Somados, estes valores irão gerar um crédito a ser concedido no ano seguinte, quando o cidadão for pagar a taxa de lixo.

Sem cobrador

A Casan já confirmou que “não vai cobrar mais a taxa de lixo” nas contas de água de Criciúma, como foi feito nos oito primeiros meses do ano. Ocorre que o município não tem alternativa para cobrar estes valores. A procuradoria do município está tentando na Justiça uma decisão que obrigue a Casan a fazer a cobrança até o final do ano. A guerra de estratégias está sem novidade, pelo menos até hoje. Ninguém sabe com o contribuinte vai pagar um terço da taxa de lixo, já que dois terços ele pagou na conta de água.

Sai da cadeia

Enquanto nos bastidores especula-se a possibilidade de surgir uma nova ação policial derivada da Operação Alcatraz, cinco das sete pessoas que seguiam presas ganharam liberdade nesta terça-feira. São eles: Luiz Hesmanm, Flávia Werlich, Luiz Carlos Maroso, Danilo Pereira e Fabrício Margarido. Para saírem cada um terá que pagar fiança alta, podendo chegar a 300 salários mínimos em alguns casos.

Seguem presos

Dos presos no dia 30 de maio seguem presos Nelson Castelo Branco Júnior e Maurício Rosa Barbosa.

Olhar o mapa

A prefeitura de Criciúma fez ato de doação de um terreno de 500 metros quadrados à OAB. O ato ocorreu nesta terça-feira. O terreno se destina ao estacionamento da sede da entidade. O que chama atenção em tudo isso é o curioso fato de que as doações naquela área são feitas afetando diretamente o Pavilhão de Exposições da cidade, área agora terceirizada.