InternetData CenterAssinante

Câmara de Vereadores aprova indicação para criação da Política de Segurança Hídrica de Urussanga

Pauta segue para que Executivo encaminhe o projeto de lei
Câmara de Vereadores aprova indicação para criação da Política de Segurança Hídrica de Urussanga
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
Por Redação Engeplus Em 28/07/2023 às 09:35

O Poder Legislativo urussanguense aprovou por unanimidade nesta semana, a indicação para a criação da Política Municipal de Segurança Hídrica e Gestão das Águas. A iniciativa tem o apoio do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, podendo inspirar os demais municípios no território da bacia a seguirem o mesmo caminho, contribuindo à efetivação da gestão da água. Agora, a pauta segue para que a Administração Municipal encaminhe o projeto de lei pioneiro no Sul de Santa Catarina – construindo o texto em conjunto com a população – e o retorne para validação final dos vereadores.

O projeto, que é fruto de colaboração com o Comitê Urussanga, com o suporte técnico da equipe do Profor Águas Unesc e a participação do poder público local, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Câmara de Vereadores, vislumbra promover a conscientização sobre a importância dos recursos hídricos, o engajamento em práticas sustentáveis de uso e a conservação de Áreas de Preservação Permanente (APP).

Iniciativa única

Com uma rica biodiversidade, Urussanga será o primeiro município do Sul catarinense a contar com essas medidas legais que garantem a proteção e conservação dos mananciais, assim como as matas ciliares. O projeto inclui ações que visam mobilizar e informar os Poderes Executivo e Legislativo para atuarem na promoção da gestão descentralizada dos recursos hídricos, capacitar os atores envolvidos na gestão, bem como estabelecer mecanismos de acompanhamento das etapas de implementação da política hídrica. 

“Estamos empenhados na recuperação do principal rio da cidade, mas precisamos ficar atentos na preservação das nascentes e córregos. Nesse cenário, o poder público tem a possibilidade de levantar incentivos econômicos para corroborar com a causa, com assistência técnica rural, fornecimento de sementes e mudas pré-nativas, por exemplo. Água é vida, vamos cuidar e preservar. Não podemos dar seu devido valor apenas quando a fonte secar”, destaca o vereador José Carlos José, o Zé Bis, que é membro do Comitê Urussanga e acompanha a iniciativa.

O projeto prioriza parcerias estratégicas com organizações governamentais, uma vez que a Política Municipal Segurança Hídrica e Gestão das Águas deverá conjugar as demais políticas do município, como o Plano Municipal de Saneamento, de Defesa Civil e Adaptação às Mudanças Climáticas e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A colaboração e participação intensa dos envolvidos, na visão do vice-presidente do Comitê Urussanga, Fernando Damian Preve Filho, traduz todo o esforço que o órgão tem dedicado ao tema ao longo de seus 14 anos de atuação. “Foi um passo promissor e um marco oficial e importantíssimo no que tange à questão das águas. Dos seis rios que permeiam o município de Urussanga, cinco encontram-se poluídos, e essa iniciativa conjunta mostra que ainda existem medidas que podem ser tomadas para mudar a realidade dos nossos recursos hídricos”, evidencia.

Colaboração: Catarina Bortolotto