InternetData CenterAssinante

Calor extremo exige cuidados com a saúde no verão

Criciúma registrou nesta segunda-feira máxima de 39°C
Calor extremo exige cuidados com a saúde no verão
Foto: Arquivo/Portal Engeplus
Por Patrick Stüpp Em 08/01/2024 às 18:53

O calor e o abafamento marcaram o dia nesta segunda-feira, dia 8, em Criciúma. Conforme os dados da Defesa Civil de Santa Catarina, nas últimas seis horas os termômetros atingiram temperatura máxima de 39,1 °C na Região Carbonífera. Ao longo da semana, os termômetros continuarão marcando temperaturas elevadas, e para aguentar a sensação térmica durante o verão, alguma dicas são essenciais para o calor extremo.

Conforme a nutricionista, Fabiane Maciel Fabris, as pessoas precisam cuidar tanto da hidratação quanto da alimentação, já que os dois fatores ajudam a combater a sensação de abafamento, além de reter os nutrientes perdidos com o suor no verão. O recomendado é beber cerca de dois a três litros de água por dia para se manter hidratado.

“O processo de hidratação tem que ser feito ao longo do dia e não apenas quando a sede vier. Ainda, além da água, as pessoas podem optar por outros tipos de bebida, como a água de coco e os próprios isotônicos. Porém, as bebidas precisam ser escolhidas com cuidado, já que contêm bastante adição de açúcar que podem prejudicar a saúde. O suco de frutas naturais também é uma ótima dica, já que ajuda tanto a hidratar quanto melhorar a alimentação", explicou.

Além da alimentação e da hidratação, Fabiana também indica que as pessoas que trabalham ao ar livre ou fazem atividades físicas com frequência no verão, precisam fazer o uso regular de protetor solar. “Quando comemos em restaurantes ou lanchonetes em dias quentes também é importante prestarmos atenção em como o alimento é feito e no lugar que vamos comer, já que no calor os alimentos estragam rápido e podem causar problemas de intoxicação alimentar”, ressaltou.

Em contrapartida, a nutricionista alerta caso cuidados não sejam tomados, problemas de saúde podem ser ocasionados. "No verão é comum não sentirmos fome e, somado com a falta de hidratação, pode causar diarreia, tontura, dores de cabeça, problemas de pele, danos renais, além de vômito e sensação de fraqueza. Então, é importante se prevenir ingerindo bastante líquido, usando o protetor solar corretamente e comendo alimentos leves, saladas e frutas", indicou. 


Temperaturas elevadas seguem até quarta-feira na Região Carbonífera. (Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom)

Calor nos próximos dias e previsão de temporais

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Rosinei da Silveira, o calor intenso se estenderá até quarta-feira, dia 10. Os termômetros marcarão temperaturas máximas entre cerca de 32°C e 36°C, podendo ultrapassar esses valores ao longo do dia. “Já na quinta-feira, dia 11, ocorrerá uma mudança no tempo. Uma frente fria chegará e, consequentemente, aliviará nas tempestades de fim de tarde”, destacou.

Silveira ainda ressalta que devido às temperaturas elevadas, está previsto temporais para os fins de tarde ao longo da semana. O coordenador pontua que o encontro da umidade do mar com as fortes temperaturas são responsáveis por provocar os temporais, como estão acontecendo em diversos locais de Santa Catarina. Os temporais previstos podem ocasionar problemas associados a chuva e vento, até mesmo raios e granizo. “Pode ocorrer problemas de destelhamento, alagamentos, queda de energia, postes, outdoors, enxurradas, entre outros”, alertou.

Em caso de ocorrências, a Defesa Civil atende nos telefones de emergência 199 e (48) 99162-9006 (WhatsApp).