InternetData CenterAssinante

Criciumense está na reta final de sua volta ao mundo de helicóptero e retorna este mês para SC

Ao lado do piloto britânico, Peter Wilson,ele quer bater recorde mundial
Criciumense está na reta final de sua volta ao mundo de helicóptero e retorna este mês para SC
Foto: Divulgação
Por Rafaela Custódio Em 04/09/2024 às 11:20

Visando dar a volta ao mundo de helicóptero em 100 dias, o criciumense André Borges de Freitaspartiu do aeroporto Aeroporto Regional Humberto Guizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna (SC) no dia 18 de junho. Já são 78 dias longe de casa e a partir de agora ele chega a reta final da viagem e deve retornar para Santa Catarina neste mês de setembro. 

No último fim de semana, a dupla chegou na cidade de Abbotsford, no Canadá, porém iniciaram viagem para Medford, uma cidade localizada no condado de Middlesex no estado estadunidense de Massachusetts. Já nessa terça-feira, dia 3, chegaram em Torrance (Califórnia) e foram para Tucson (Estados Unidos). 

Nossa provável chegada ao Brasil deve ocorrer no dia 26 de setembro. Estamos no cronograma e a viagem passou bem rápido, falta pouco, basicamente menos de quatro finais de semana. A gente está muito feliz pelos nossos voos e achando muito divertido”, comentou Freitas. 

Criciumense inicia volta ao mundo de helicóptero e tenta bater recorde do Guinness Book

Dando a volta ao mundo de helicóptero, criciumense chega na Rússia e completa 50 dias de viagem

Durante os 100 dias de viagens, eles percorrerão 35 países e 57 mil km. O criciumense será o primeiro brasileiro a dar uma volta ao mundo de helicóptero. Mas, ao lado do britânico, ele tem outro objetivo: bater o recorde mundial do Guinness Book de volta mais rápida, passando pelos pontos antipodais.

Ao completar o percurso no tempo estimado, os dois baterão o atual recorde que é de Peter Wilson, o parceiro de Freitas. Em 2017, ele e outro piloto britânico, Matthew Gallagher, fizeram a volta ao mundo em 121 dias. Segundo Freitas, a dupla vai conseguir bater o recorde mundial de volta ao mundo de helicóptero voando pelos antipodais

O que são pontos antipodais?

Dois pontos serão antipodais quando opostos em relação ao centro da terra. Sobre a terra, apenas 4% da superfície possui pontos antipodais terrestres.

Para a rota do criciumense e do britânico, os pontos antipodais serão Bichura, na Rússia, e El Calafate, na Argentina. A passagem pelos pontos antipodais é uma das rotas que classificam a volta ao mundo pelo Guinness Book.

A dupla já passou por Brasil, Guiana Francesa, Guiana, Granada, Santa Lúcia, Saint Maarten, Porto Rico, Turks & Caicos, Bahamas, EUA, Canadá, Groenlândia, Islândia, Ilhas Faro, Reino Unido, Luxemburgo, Áustria, Sérvia, Bulgária, Turquia, Geórgia, Turcomenistão, Uzbequistão, Cazaquistão e Rússia. Os próximos destinos são México, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Uruguai e retornam ao Brasil. Confira abaixo o último vídeo gravado por André: 

Leia mais sobre: