InternetData CenterAssinante

Experiências saborosas pela Rota da Baleia Franca

Relato pessoal de quem conheceu e se apaixonou por Garopaba em apenas dois dias
Experiências saborosas pela Rota da Baleia Franca
Foto: Thiago Hockmüller
Por Stephanie Barbosa Lemos/Especial Engeplus Em 20/09/2018 às 14:34

Detalhes milimetricamente pensados, comidas especiais, boa música. Adicione uma vista incrível, de frente para o mar. Com certeza você deve estar pensando: “o cenário perfeito para as férias”. De fato. Mas por que não ser de um sábado comum em meio a um mês como setembro?

Thiago (meu marido) e eu moramos em Criciúma e no último fim de semana fomos conhecer Garopaba. Sim, conhecer. Mas conhecer de fato e procurar entender o que tanto conquista os turistas daqui e também de fora. Descobrimos. Ou melhor, começamos a descobrir, porque é impossível desbravar tudo em dois dias, tamanha riqueza natural, roteiros e histórias para conhecer.

Iniciamos o passeio no sábado de manhã fazendo a Busca Baleeira com o pessoal da Ao Sul Natural. Observá-las puramente nas suas simplicidades e ao mesmo tempo, nas suas complexidades, já mostrou o quanto muitas coisas boas ainda estariam por vir.

Após o passeio, cheios de fome, antes de irmos para a pousada (mais detalhes ao final), paramos no Restaurante do Vilson. É bem fácil de achar. Ele fica às margens da Rodovia SC-434, e tem um bufê muito suculento, com arroz e feijão bem caseiros, frutos do mar, carnes grelhadas e saladas frescas.

Experiências únicas e marcantes

À noite, por indicação, fomos conhecer o Al Andaluz. Lembra daquela primeira descrição de “Detalhes, comidas especiais, boa música e vista para o mar”? Com certeza é um bom resumo para este lugar. E resumos de fato são bons, mas não se comparam à excelência de uma história completa e bem contada, não é mesmo? E está aí uma coisa que o Marco e a Ana, donos do restaurante, sabem fazer muito bem: viver e contar boas histórias.

Eu não seria tão má a ponto de contar todos os detalhes do que eles nos disseram. Esta é uma experiência que, sugiro, você tenha. A simplicidade e calmaria na voz; e a ternura no olhar dos dois devem ser apreciadas pessoalmente.


Marco e Ana nos receberam no Restaurante Al Andaluz, um lugar de boa música e gastronomia de qualidade.

O restaurante fica na Avenida dos Pescadores e é aberto o ano inteiro. Eles são especializados em frutos do mar e têm uma famosa tábua especial de camarão que queremos voltar para provar. Também servem ótimas carnes, massas e lanches. Aos sábados tem música ao vivo (no que fomos, quem estava se apresentando era o músico Daniel Almaoe).

Ostras gratinadas foi o nosso pedido de entrada. E poderíamos estar até agora degustando aquelas belezinhas. Muito saborosas. Para o jantar, Thiago, como bom gaúcho, pediu “carrrne” (leia com bastante ênfase no “r”, por favor). Entrecot grelhado ao molho barbeue foi a escolha. A carne veio grelhada acompanhada de cebola, cubos de queijo gratinado, molho barbecue e farofa. 

Se ele gostou? Muito!

A minha escolha (modéstia à parte bem acertada), foi um risoto de frutos do mar. Ainda salivo só de pensar (é verdade). Arroz arbóreo cozido lentamente ao vinho branco, caldo de camarão e especiarias; pedaços do tamanho certo de peixe, camarão, lula e marisco salteados no azeite de oliva; e cheiro verde formavam o prato. Para quem gosta (não é o meu caso), ainda veio queijo ralado em um potinho separado. Ufa! Uma verdadeira mistura de sabores feita de maneira bem equilibrada e saborosa. Tanto que peguei o cardápio novamente para anotar todos os ingredientes (não que eu vá saber reproduzir, mas valeu a intenção).

Por isso, e por todas as experiências além da gastronomia que o Al Andaluz proporciona, tenho certeza que não foi à toa que eles receberam o Certificado de Excelência na Rota da Baleia Franca. E é com orgulho que Marco Antônio Mussi (que citei antes) fala isso. Orgulho sem soberba, mas com a genuinidade de quem está fazendo o que ama. Ele e a esposa Ana Lúcia Mussi, conheceram Garopaba ao visitarem uma pessoa querida. Mal sabiam que ali, naquele lugarzinho, estaria a qualidade de vida que eles buscavam. Foi amor à primeira vista e a mudança, inevitável.

A escolha pelo restaurante foi fácil. Reformá-lo e dar a essência que tem hoje, foi um pouco mais trabalhoso. Trabalho árduo, feio em parceria e cumplicidade que os dois parecem ter e muito. Garopaba e o Al Andaluz foram o complemento perfeito para essa eterna história de amor. Amor pelos detalhes (aqueles citados algumas vezes por aqui). A decoração é um xodozinho e quando se descobre de onde cada ideia vem, tudo fica ainda mais bonito.

Nas paredes, retratos incríveis feitos pelo fotógrafo Paulo Ricardo ou, se preferir, Paulo Botafogo, como é mais conhecido (o motivo já deve estar claro).

Carioca nato, Paulo encontrou em Santa Catarina o refúgio para uma vida tranquila. Um belo dia fez uma exposição no Al Andaluz, para compartilhar um pouco do trabalho de mais de 40 anos como fotógrafo. Xuxa, Pelé, Tom Jobim, Paul McCartney, Raul Seixas, Zé Ramalho, Gilberto Gil, Rita Lee, Caetano Velozo, Cazuza, Tim Maia, Roberto Carlos. Achou muito? A lista não para e é repleta de outros ícones que tiveram momentos e expressões únicas registradas por esse gigante da fotografia. A exposição foi um sucesso, tanto que Marco não quis mais tirar e hoje cada uma daquelas fotos são parte fundamental de toda a experiência de quem visita o Al Andaluz (Confira imagens na galeria).

Paraíso!

Terminamos a experiência gastronômica por Garopaba no domingo. Almoçamos no Gelomel. O restaurante também fica na Avenida dos Pescadores (super, super fácil de achar). Bufê gigante, que salta aos olhos de tantas opções de saladas, grelhados, pratos quentes e muitas variedades de frutos do mar.

A vista, privilegiada. O restaurante tem dois andares. Escolhemos o segundo e conseguimos uma mesa bem ao lado de uma janela que fazia a brisa do mar entrar e sussurrar “Aqui é o paraíso!”. 

Fomos dar uma volta na beira da praia (é claro) e antes de voltar pra casa, voltamos ao Gelomel para encerrar com chave de ouro, com um bufê de sorvete com sabores exóticos e cremosidade excepcional.

Como se estivéssemos em casa


(FOTO: Carolina Monteiro)

Garopaba é mesmo gigante em opções. Para quem ama mar e ar livre, então, nem se fala. Garopaba, Gamboa, Siriú, Silveira, Ferrugem, Barra, Ouvidor, Vigia, Preguiça e Vermelha, formam o tour pelas praias.

Para hospedagem, escolhemos a Praia da Ferrugem, um dos locais preferidos dos jovens (momento em que você vê que a idade está chegando), e que tem um dos carnavais mais famosos de Santa Catarina.

Ficamos no Pitaya Apart Hotel. O local foi inaugurado em dezembro de 2017 e faz parte de um grande complexo, o Pitaya Beach Club, que tem levado para aquela região uma proposta inovadora, que une hospitalidade, gastronomia, compras e entretenimento em um só lugar. 

O hotel fica na Estrada Geral da Ferrugem. Tem 17 apartamentos, com banheiro (não sei se era o cansaço, mas o chuveiro era ótimo, o secador de cabelo também), quarto com cama de casal, jardim interno, cozinha completa (fogão, frigobar, panelas, pratos, talheres etc.), sala de estar (com sofá cama de casal), ar condicionado em dois ambientes; além dos bônus: TV por assinatura e Wi-fi. Pelo o que pesquisei, ainda tem serviço de massagem e de lavanderia terceirizados.

Na alta temporada, eles têm bufê no café da manhã. Na baixa temporada (quando fizemos nossa visita), você pode dizer suas preferências e eles entregam no quarto cestas com aquilo que pediu (e até mais).

 

Leia também: 
Rota da Baleia Franca representa o futuro do ecoturismo no litoral Sul catarinense

 

 

Pensando em um futuro sustentável

Além de lindo, moderno e extremamente aconchegante (poderíamos viver lá com certeza), o que mais chamou a atenção no Pitaya, foram as estratégias sustentáveis a curto e longo prazo. Como por exemplo, placas fotovoltaicas para a produção de energia limpa e produção de energia solar térmica, por meio de aquecedores de água, que diminuem o consumo de energia elétrica e gás para o aquecimento da água. O próximo passo, segundo a gerência, é estimular os usuários a se engajarem nas atividades sustentáveis em seu dia a dia.

Ainda tem mais

Chegou até aqui? Obrigada! Viver e falar de Santa Catarina é um dos meus grandes prazeres. Sou grata pelas oportunidades que vida me dá por esse estado que surpreende a cada dia. Se você acessar o site da Rota da Baleia Franca, vai conferir outras opções de hospedagem, gastronomia, lazer e muito mais.