InternetData CenterAssinante

Do Comerciário ao Criciúma: 75 anos de amor, alma, garra e coração

Do Comerciário ao Criciúma: 75 anos de amor, alma, garra e coração
Por Didé Fontana Em 13/05/2022 às 15:02

A cada 13 de maio que passa, lembranças vem a tona, paixões a flor da pele, e principalmente, um orgulho de vestir a camisa, bater no peito e dizer: eu sou Criciúma hoje e sempre!!!

A cada 13 de maio é dia de celebrar mais um ano desta paixão, desta instituição, desta nação, deste clube, desta alegria, deste Criciúma Esporte Clube.

De Comerciário a Criciúma

Há 75 anos, um grupo de fanáticos por futebol decidiu criar um time para “jogar bola aos fins de semana”, representando um bairro chamado Comerciário, e tinha o azul e branco como cores que o representava.

Naquela época, nem o mais otimista dos “pais fundadores” imaginaria façanhas grandiosas a nível nacional, levando o time a percorrer até territórios da América do Sul.

De Comerciário, títulos estaduais e oscilação entre o futebol amador e profissional, chegou a hora de, um dia, formalizar o nome e as cores, representando a nossa cidade; chegou a hora de o Comerciário, de azul e branco, se transformar em um clube de amarelo, preto e branco, mais conhecido como: Criciúma Esporte Clube.

De Santa Catarina para a América do Sul

Já transformado em Criciúma, levando o Tigre como mascote, na figura do Tigrão, a briga pela soberania estadual começou, levando a feitos memoráveis, subindo, literalmente, degrau por degrau. Já soberano em Santa Catarina, era hora de brigar pelo Brasil, conquistando a maior façanha que Santa Catarina já teve no futebol, parando a cidade com a conquista da Copa do Brasil, colocando Criciúma no mapa do país inteiro.

Já tendo conquistado o Brasil, façanhas maiores viriam pela América do Sul, com a heroica participação na Libertadores, parando diante do futuro campeão mundial apenas.

Mais conquistas por vir

Peregrinas a América não foi mais possível até então. Figurar entre os principais clubes do Brasil, isso foi sim, possível, revezando entre lendárias batalhas na primeira divisão nacional a brigas pelo retorno à elite em caso de rebaixamento.

Em uma dessas brigas do retorno, fará vinte anos agora em 2022, com uma façanha daquelas, embalada em espetáculos de um imbatível time que só vencia dentro de casa, faturando, sob uma tormenta de chuva daquelas, a Série B do Campeonato Brasileiro.

De volta à elite, festa e grandes jogos que espantavam os gigantes marcavam os anos seguintes diante dos principais clubes e jogadores do Brasil. Uma queda brusca aconteceu em seguida. Por dois anos seguidos, só ladeira abaixo, levando ao inédito terceiro escalão do futebol nacional para o Criciúma.

De lá, com muita dificuldade, soube ressurgir das cinzas, tal como uma fênix, faturando mais um título nacional e voltando com tudo para a segunda divisão.

Idas e vindas

Ficou pouco tempo, pois em seguida, afundou novamente e quase foi, inclusive, para a Quarta Divisão, se não fosse um milagre em um certo jogo. O ressurgimento veio, assim como o retorno, e,  posteriormente, outra campanha avassaladora que devolveu o Tigre a elite do futebol nacional.

De volta ao panteão dos grandes clubes, confrontos memoráveis e festa da torcida fizeram o Brasil voltar a olhar o Criciúma, que fez bonito por um tempo.

Da crise a reestruturação

Mais uma crise acabara de ser instaurada, com anos amargos, até que, novamente, o fundo do poço retornava. De lá, soube reagir e voltar, de uma forma jamais vista até então, com uma cidade inteira abraçando a todos como acesso, que devolveu o Criciúma às glórias, na base da alma, da garra e do coração!

Passado, presente e futuro

De um time de bairro, com finalidade de “bater uma bola” passando por um time da cidade, conquistando o estado, o Brasil e rugindo na América. O Criciúma é hoje um clube que, acima de tudo, valoriza toda a sua torcida, que se entrega com uma paixão incondicional pela instituição, fazendo parte da vida de todo carvoeiro e carvoeira.

O futuro é promissor, com uma gestão que se entrega de corpo e alma em prol do clube, pensando sempre no amanhã, que levará de volta a patamares nacionais e internacionais, assim como, crescerá sempre em todas as esferas de uma instituição, envolverá cada vez mais, o torcedor e a torcedora de todas as formas possíveis, afinal, o Criciúma é nosso!!! Feliz aniversário, Criciúma Esporte Clube!!!