InternetData CenterAssinante

Estado se manifesta sobre interdição parcial do Presídio de Tubarão

SAP prevê abertura de mais 446 vagas no município no mês de março
Estado se manifesta sobre interdição parcial do Presídio de Tubarão
Foto: Deap
Por Lucas Renan Domingos Em 28/02/2024 às 14:10

A Secretaria de Estado da Administração e Socioeducativa de Santa Catarina (SAP) emitiu uma nota oficial sobre a decisão judicial que interditou parcialmente o Presídio Regional de Tubarão. A SAP confirmou a notificação e estuda as medidas a serem adotadas para obedecer a determinação.

No texto, o órgão estadual ressalta que está para ser inaugurado no mês de março um espaço anexo a Penitenciária Masculina de Tubarão, com 446 novas vagas. “Comprometida com a redução do déficit de vagas e a melhoria contínua do sistema penitenciário de Santa Catarina, a SAP está engajada na elaboração e execução de planos estratégicos para novas construções e ampliações de unidades”, diz parte da nota que pode ser lida na íntegra ao fim da matéria.

A decisão da Justiça ocorreu após uma ação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), bem como de pedido da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, que leva em conta a superlotação do estabelecimento prisional, que opera atualmente com 517 presos, embora a capacidade máxima estabelecida seja de 284.

A ação do Ministério Público foi ajuizada em 2014 e, desde então, outras interdições parciais já ocorreram. Contudo, o problema da superlotação voltou a acontecer. Conforme a decisão da Justiça, a interdição parcial, num primeiro momento, deve retornar a situação de lotação da unidade para o máximo de 137,5% da capacidade projetada.

NOTA OFICIAL

A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) informa que foi notificada sobre a decisão judicial de interdição parcial do Presídio Regional de Tubarão. Atualmente, a decisão está sob análise criteriosa de sua Consultoria Jurídica, que avalia as próximas etapas e medidas a serem adotadas, respeitando os prazos determinados pela justiça.

Comprometida com a redução do déficit de vagas e a melhoria contínua do sistema penitenciário de Santa Catarina, a SAP está engajada na elaboração e execução de planos estratégicos para novas construções e ampliações de unidades. Um marco importante será alcançado em março com a inauguração de um novo anexo na Penitenciária Masculina de Tubarão, que disponibilizará 446 novas vagas no município.

A Secretaria segue acompanhando a situação do Presídio Regional de Tubarão, mantendo o constante diálogo com o Poder Judiciário, a fim de garantir a segurança e a preservação dos direitos básicos de todas as pessoas privadas de liberdade.