InternetData CenterAssinante

Com crescimento no número de moradores e turistas, Praia Grande pode ganhar quartel dos bombeiros

Projetos estão em fase final de elaboração para a captação de recursos
Com crescimento no número de moradores e turistas, Praia Grande pode ganhar quartel dos bombeiros
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Por Lucas Renan Domingos Em 19/01/2024 às 16:10

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está avançando com um projeto para a construção de um novo quartel na cidade de Praia Grande. Quando ficar pronta, a estrutura possibilitará que os militares diminuam o tempo resposta do atendimento das ocorrências, reforçando a segurança de um município que vem apresentando crescimento de moradores e visitantes por conta do seu protagonismo turístico.

O prédio terá cerca de 500 metros quadrados e será erguido em um terreno de mais mil metros quadrados que foi cedido pela Prefeitura de Praia Grande para o CBMSC. “A proposta surgiu no início de 2023. O primeiro passo foi falar com o governo do município que, de imediato, acatou a ideia e aceitou ceder o terreno. Depois passamos para a parte de aprovação com o comando-geral e agora estamos desenvolvendo os projetos”, explicou o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma (4º BBM).

A primeira etapa já está em andamento, que é a elaboração dos projetos arquitetônico e complementares (elétrico, hidráulico e outros). “Queremos finalizar os projetos ainda no primeiro trimestre de 2024. Depois partiremos para a captação de recursos para começar a construção”, pontuou o comandante.

Ainda não há um valor estimado para a execução do projeto. Mas o comandante garante que a estrutura gerará retornos para a segurança. “Hoje o município de Praia Grande é atendido por Passo de Torres. São 30 quilômetros de uma cidade até outra, então prejudica um pouco o tempo para os atendimentos. Além de Praia Grande, outros municípios serão beneficiados, como São João do Sul e Jacinto Machado”, evidenciou.


Nova estrutura ficará em terreno próximo da prefeitura - Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Crescimento turístico preocupa

Praia Grande vem se destacante pelo seu potencial turístico. A cidade é referência no Sul do Estado de Santa Catarina em atrativos como voos de balões e trilhas nos exuberantes cânions do município. As opções de turismo de aventura vem aumentando o número de turistas, o que justifica o investimento no novo quartel.

“Já atendemos ocorrências nos cânions e até acidentes com balões. Praia Grande vem crescendo no turismo. Está em andamento na cidade também a pavimentação da Serra do Faxinal, o que vai aumentar o fluxo de visitantes e temos que estar preparados para atender esta demanda”, pontuou o comandante do 4º BBM.

Silveira lembrou que em 2023 dois militares do batalhão fizeram cursos com uma empresa especializada em salvamentos em cânions. A construção do quartel, facilitará a capacitação de militares no tipo de resgate.