InternetData CenterAssinante

PRF inicia Operação Nossa Senhora Aparecida

Ação se estende até domingo, dia 15
PRF inicia Operação Nossa Senhora Aparecida
Foto: Divulgação / PRF
Por Redação Engeplus Em 11/10/2023 às 10:01

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta quarta-feira, dia 11, a Operação Nossa Senhora Aparecida 2023, que se estende até domingo, dia 15. Segundo a PRF, o feriado nacional deve aumentar o fluxo de veículos em todas as regiões do estado, especialmente no Vale do Itajaí, devido à Oktoberfest. Por ser um evento com grande apelo ao consumo de bebidas alcoólicas, o combate à embriaguez será uma das prioridades da fiscalização.

Também preocupa a instituição a previsão de tempo chuvoso e, consequentemente, pista molhada durante parte do feriadão. A PRF informa ainda que quedas de barreira podem voltar a acontecer, e por isso o motorista deve transitar com máxima atenção, considerando o risco de derrapagem e hidroplanagem. 

Os trechos da BR-470 no Alto Vale do Itajaí, e da BR-101 em Araranguá são considerados críticos por serem pontos onde as águas dos rios avançam sobre a pista em caso de chuva prolongada.

No ano passado, neste mesmo período (11 a 15 de outubro), a PRF registrou 104 acidentes, nos quais 127 pessoas ficaram feridas e cinco morreram no local.

A orientação aos motoristas, no caso de serem surpreendidos por uma tempestade, é para que acendam as luzes do veículo, mesmo durante o dia e, se o temporal aumentar, não se deve parar no acostamento, mas sim dirigir até um local seguro e aguardar condições adequadas de visibilidade. 

Ação educativa no Dia das Crianças

Na semana que também celebra o Dia das Crianças, a Polícia Rodoviária Federal promove até sábado, dia 14, dentro do parque Beto Carrero World, em Penha, uma série de ações que pretendem ensinar e divertir. São PRFs do Grupo de Educação para o Trânsito (Getran), que transformam a educação de trânsito em um tema interessante e acessível para crianças e adolescentes.

No local, a PRF oferece uma rápida palestra e convida futuros motoristas a dirigir numa minipista, que tem bicicletas, patinetes e carrinhos elétricos. Ao final do circuito, o jovem condutor recebe uma carteirinha de habilitação. Também há demonstração de cães farejadores, instrução de primeiros socorros, exposição de equipamentos, viaturas históricas e de supermáquinas a serviço do PRF, além de brincadeiras com o Camaradinha, que é o mascote da PRF.

Colaboração: Núcleo de Comunicação Social da PRF

Leia mais sobre: