InternetData CenterAssinante

Operação identifica 'gatos de energia' e outras irregularidades em residencial em Criciúma

Drogas também foram apreendidas durante a ação no condomínio no bairro Mineira Velha
Operação identifica 'gatos de energia' e outras irregularidades em residencial em Criciúma
Foto: Divulgação/PM
Por Lucas Renan Domingos Em 17/01/2023 às 17:05

A Polícia Militar (PM) desencadeou nesta terça-feira, dia 17, a Operação Ordem Pública em um residencial no bairro Mineira Velha, em Criciúma. Além da apreensão de drogas, a ação resultou na identificação de irregularidades capazes de afetar a segurança, a tranquilidade e a salubridade do condomínio.

Junto da PM, participaram da operação as equipes da Defesa Civil, das Centrais Elétricas de Santa Catrina (Celesc), da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Assistência Social de Criciúma.

Entre as irregularidades diagnosticadas estavam sistema de segurança contra incêndio inexistente ou com defeitos, manejo incorreto dos resíduos sólidos, sistema de tratamento de esgoto sem manutenção e ocupação irregular de imóveis.

A Celesc também localizou e efetuou o desligamento de 48 ligações clandestinas de energia elétrica. Os envolvidos no crime de furto de energia elétrica foram presos em flagrante. O consumo representava 16 mil quilowatts-hora. A Celesc também emitiu uma nota sobre a operação. Leia abaixo:

A Celesc informa que a operação realizada no residencial no bairro Mineira Velha, em Criciúma, foi executada pela companhia com o apoio da polícia. No local, foram constatadas e retiradas 48 ligações clandestinas. A operação foi fruto de denúncias anônimas feitas à ouvidoria da Celesc.

É importante ressaltar que furto de energia é crime, com pena prevista no artigo 155 do Código Penal de um a quatro anos de prisão. A fiscalização de casos de furtos de energia elétrica requer esforço permanente. As denúncias podem ser registradas e acompanhadas de forma online pelo site: https://www.celesc.com.br/denuncia-de-fraudes ou pelo call center 08000 48 0120.