InternetData CenterAssinante

Mário Luiz Silva completa quatro meses de comando do 9º BPM e destaca trabalhos realizados

Neste ano, mais de 85 quilos de maconha já foram apreendidos
Mário Luiz Silva completa quatro meses de comando do 9º BPM e destaca trabalhos realizados
Foto: Lucas Renan Domingos/Arquivo/Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 25/04/2023 às 10:00

O tenente-coronel Mário Luiz da Silva completou no último dia 16 de abril quatro meses de comando do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM). Até o último dia 15 deste mês, foram apreendidos 85,5 quilos de maconha, 1,7 quilos de cocaína, 1,5 quilos de crack, 211 comprimidos de ecstasy e 23 armas, além de realizar 494 prisões em Criciúma. 

"Começamos o ano com uma onda de crimes contra o patrimônio. Nas duas primeiras semanas de janeiro, tivemos pico. Foram 14 roubos na primeira semana e 15 na semana seguinte. Isso trouxe temor à população e, claro, pânico e medo para os moradores de Criciúma. Iniciamos frentes de atuação e combatemos o crime com duas frentes, uma de repreensão e preservação", explica.

Segundo o comandante, a Polícia Militar focou nos autores dos roubos na primeira frente. "Nossa Agência de Inteligência levantou e nos mostrou quem eram os criminosos, sendo que eram três homens que estavam praticando os crimes. Um era foragido do Paraná com condenação por mais de 50 anos de prisão e estava realizando roubos contra farmácias. O outro envolvido era foragido do Presídio Santa Augusta e o terceiro também conseguimos prender e trouxemos mais segurança aos moradores do município", conta. 

Na segunda frente, os policiais focaram em trazer tranquilidade aos moradores. "A população estava com medo em virtude dos roubos, porém trouxemos ostensividade com o policial militar. As guarnições estavam onde as pessoas de bem estavam, cuidando e protegendo", destaca. 

Operação Madrugadão

Os policiais do 9º BPM desencadearam em março a Operação Madrugadão no bairro Pinheirinho. O objetivo da ação realizada pelo Grupo de Operações é realizar rondas noturnas nos bairros com maior incidência de usuários de drogas e circulação de pessoas suspeitas.

"A operação é realizada por uma equipe formada por cinco policiais distribuídos em três viaturas. Eles patrulham pela madrugada para coibir furtos contra o patrimônio. Essa ação surtiu efeito. Tivemos redução dos crimes e trouxemos tranquilidade à população", observa.

Quatro meses de comando

O tenente-coronel ressalta que apesar do efetivo reduzido, os militares do 9º BPM trabalham com excelência. "Atuamos com 220 policiais militares em Criciúma. Deveríamos ter 300. Porém, os policiais militares são extremamente comprometidos com o trabalho", afirma. "Estamos alocando eventualmente dois policiais militares do setor administrativo para os serviços operacionais como rondas na área comercial. Sabemos que o serviço administrativo é necessário, mas estamos fazendo relocação, gestão de pessoas", detalha.  
 
De acordo com o comandante, os quatro meses de trabalho estão sendo desafiadores, mas gratificantes. "É desafiador porque é complexo fornecer segurança pública, mas gratificante porque conseguimos alcançar as metas traçadas. Está sendo prazeroso trabalhar com o efetivo do 9º BPM. São policiais extremamente comprometidos, tanto que a falta de efetivo não compromete a realização do trabalho, eles são aguerridos com a missão", pontua.