InternetData CenterAssinante

Avançam as negociações para construção da nova sede do Saer/Sarasul no aeroporto de Forquilhinha

Município fará melhorias em terreno e Estado se compromete a buscar recursos para a obra
Avançam as negociações para construção da nova sede do Saer/Sarasul no aeroporto de Forquilhinha
Foto: Heitor Carvalho/Prefeitura de Forquilhinha
Por Lucas Renan Domingos Em 10/08/2023 às 18:02

As tratativas para a construção de uma nova sede para o Serviço Aeropolicial da Polícia Civil (Saer) e do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (Sarasul) avançaram. Nesta quinta-feira, dia 10, representantes do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura de Forquilhinha definiram os próximos passos para que os serviços passem a funcionar em uma nova estrutura a ser construída no Aeroporto Diomício Freitas.

O helicóptero e os policiais do Saer e profissionais do Sarasul que atuam na aeronave possuem como base um galpão particular no bairro Vila Macarini, que está alugado pelo Governo de Santa Catarina. Mas, a intenção da Polícia Civil é ter uma sede própria para diminuir o custo com aluguel.

Há anos o tema vem sendo discutido. Foi cogitada a construção de uma base ao lado do Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, mas a proposta não evoluiu. Agora, há um encaminhamento para que a estrutura vá para o aeroporto de Forquilhinha.

“Ficou tudo definido. O projeto foi apresentado e a Prefeitura de Forquilhinha ficou responsável em alocar o terreno, solucionar um problema de alagamento que tem na área onde deve ficar esta base e também fazer o aterro do local. Após resolvida esta etapa, o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias e da Polícia Civil buscará os recursos para construir a nova sede”, disse o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins.


Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo/Portal Engeplus

Investimento de R$ 2 milhões

A área destinada para a construção da nova base do Saer e do Sarasul tem 1,7 mil metros quadrados. A Polícia Civil já possui um projeto que passará por readequações para ser executado dentro do aeroporto. A estimativa é de que o novo espaço tenha um custo de R$ 2 milhões para ficar pronto.

“O nosso principal objetivo é sair do aluguel e o proprietário do terreno onde a base está hoje no bairro Vila Macarini já pediu o imóvel de volta. A base no aeroporto, quando retornarem os voos, vai também dar mais segurança para tripulantes, passageiros e para o patrimônio do local. Além de ter aqui dentro uma equipe médica completa que atua no Sarasul”, destacou o delegado-geral de Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel.

Ao ser concluída, a obra também contribuíra para que o Aeroporto Diomício Freitas cresça no ranqueamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Na próxima terça-feira, dia 15, a Prefeitura de Forquilhinha fará uma reunião com representantes da Polícia Civil para definir o cronograma de melhorias no terreno.

Leia mais

Nova sede do Saer/Sarasul pode ser construída no aeroporto de Forquilhinha

Comissão do Sarasul solicita recurso para sede própria do Saer em Criciúma

Construção da nova sede do Saer ainda depende de liberação de recurso

Construção da nova sede do Saer segue tramitando e sem previsão de iniciar

Criciúma: vereadores questionam Estado sobre aquisição de aeronave e sede própria para Saer/Sarasul