InternetData CenterAssinante

Transformador da Celesc explode nos fundos da Casa da Cultura

Matéria atualizada às 11h51min/Bombeiros controlaram o fogo com extintores de incêndio. Apesar da situação estabilizada, não há previsão de retorno de fornecimento de energia
Transformador da Celesc explode nos fundos da Casa da Cultura
Foto: Foto: Ana Paula Cardoso
Por Amanda Garcia Ludwig Em 23/01/2013 às 10:17
Matéria atualizada às 11h51min/ Uma caixa onde ficava abrigado um transformador de energia elétrica explodiu por volta das 9h30min desta quarta-feira, nos fundos da Casa da Cultura, na praça Nereu Ramos, em Criciúma. Conforme o engenheiro elétrico da Celesc, Jânio Canela, o transformador tem 750 KVA e a explosão aconteceu após um curto circuito.

De acordo com Canela, a área ficará interditada por tempo indeterminado. O trabalho de emergência para restabelecer o fornecimento de energia de alta tensão deve terminar no início desta tarde. Já a rede de baixa tensão (estabeleciemntos comerciais e residências), Canela explicou que é mais complicado e deve levar o dia todo, com previsão de volta à normalidade até o início da noite. 

Comerciantes das proximidades afirmam que ouviram os barulhos das explosões e em seguida o forneciemnto de energia foi interrompido. Ninguém ficou ferido com a explosão.  A Polícia Militar de Criciúma isolou a área. A caixa onde está o trannsformador tem cerca de dois metros quadrados. Técnicos da Celesc estiveram na praça para analisar a situação e tentam, neste momento, restabelecer a rede. Ninguém ficou ferido com a explosão e acredita-se que o incidente tenha acontecido por conta de um buraco que existe em uma das laterais da caixa.

A partir das 10h20min os técnicos da Celesc desligaram o alimentador de energia da Praça Nereu Ramos e das ruas em volta dela - até as proximidades da praça do Congresso - para iniciar as operações de restabelecimento. O Corpo de Bombeiros esteve no local para apagar as chamas.

Joana Ghislandia é funcionaria do prédio vizinho ao transformador há mais de 23 anos e estava limpando os banheiros próximo ao local onde ocorreu a explosão. “Nunca levei um susto tão grande. Foi um estouro atrás do outro, eu sai correndo e fui até à Casa da Cultura para chamarmos o Corpo de Bombeiros”, conta.

A secretária da Casa da Cultura, Adriana Ferro, foi quem acionou o Corpo de Bombeiros. Por volta da 10h30min o fogo e a fumaça foram controlados pelos bombeiros com extintores de incêndio.

Em 2009, uma árvore caiu sobre esse mesmo transformador por conta de um temporal.

Confira imagens da TV Litoral Sul: