InternetData CenterAssinante

Nutricionista do HSJosé reforça a importância dos cuidados com a alimentação no período de Carnaval

Cuidados nos alimentos ingeridos, além da hidratação irão fazer a diferença
Nutricionista do HSJosé reforça a importância dos cuidados com a alimentação no período de Carnaval
Foto: Freepik/Ilustrativa
Por Redação Engeplus Em 10/02/2024 às 09:52

O verão e as altas temperaturas, tudo isso aliado ao período do Carnaval são um combo perfeito para uma alimentação desregrada, desidratação e as conhecidas intoxicações alimentares. O cuidado com esses fatores deve ser intensificado para garantir a saúde e o bem-estar, especialmente nesta época do ano.

“Os foliões no carnaval apresentam uma elevação no gasto energético total associado ao aumento de atividade física e exposição ao calor. Por isso, uma atenção especial à alimentação pode proporcionar mais energia para curtir este período e evitar desconfortos que podem estragar este momento, como desidratação, mal-estares ou intoxicações alimentares”, explica a nutricionista do Hospital São José de Criciúma, Vanessa Gonçalves.

De acordo com a especialista, a recomendação é sempre buscar uma alimentação mais leve e nutritiva. “Evite o consumo de alimentos gordurosos, frituras e salgadinhos e prefira carnes magras assadas ou grelhadas e frutas e verduras em grande quantidade. Os carboidratos também são muito importantes neste período de folia para proporcionar mais energia e, optando pela versão integral, você garante mais saciedade”, garante Vanessa.

Outra dica importante é evitar longos períodos de jejum. Para isso, a organização é fundamental. “Procure realizar pelo menos as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e ter a mão sempre alguns pequenos lanches para os intervalos como frutas frescas ou sucos naturais, castanhas, biscoitos integrais e barras de cereais. Em relação ao álcool, a fim de prevenir desconfortos que podem acabar com a festa, é importante ter moderação, além de intercalar o consumo com água e evitar a ingestão com o estômago vazio”, esclarece.

Importância da hidratação

 Segundo a nutricionista, durante a folia e o calor do verão é normal perder líquidos e sais minerais com a transpiração, por isso uma atenção especial à hidratação é muito importante neste período.

“Além da água, podem ser associados água de coco e sucos de frutas e até isotônicos no caso de longos períodos de festa no sol, pois eles também auxiliam na reposição dos eletrólitos perdidos pelo suor. O ideal é que seja consumido de 2 a 3 litros de líquidos por dia neste período”, aponta a nutricionista.

Sinais como dores de cabeça, fraqueza, indisposição, enjoos, distensão e dores abdominais, azia e até vômitos e diarreia podem ser os sinais de exageros na alimentação e na bebida.

“Para melhorar, não existem milagres, seu corpo irá precisar de tempo para responder aos exageros. Mas você pode ajudar voltando a uma rotina saudável, com consumo de alimentos in natura e leves, sem excessos de gorduras e açúcares. A hidratação também passa a ser essencial neste período pós-festas. Um retorno para a sua alimentação habitual pode ajudar o seu corpo a se recuperar mais rápido”, finaliza a especialista.

Leia mais sobre: