Projeto Sorrisação já beneficiou mais 150 pessoas em Siderópolis
Ação já entregou 272 próteses e tem a estimativa de entregar mais 45 até o final de 2023
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
O projeto Sorrisação já alcançou a marca de cerca de 151 pessoas beneficiadas em Siderópolis. O projeto que é realizado pela Secretaria de Saúde foi lançado apenas como um experimento, mas, ao todo, já entregou 272 próteses e tem a estimativa de entregar mais 45 até o fim deste ano de 2023.
Uma das pessoas beneficiadas pela ação foi a senhora Nazareth De Souza Vicente, que revelou nunca imaginar colocaria dentes na parte de baixo, porém, com o projeto foi possível. "Não tem dinheiro que pague uma felicidade dessas”, acrescentou ela.
O projeto tem previsão de atender mais 24 pessoas até o fim de dezembro deste ano. Conforme a coordenadora de Saúde Bucal, Bruna Crepaldi Feltrin, o projeto iniciou de maneira experimental num mutirão em setembro de 2022, com a finalidade apenas de atender 50 pessoas, inicialmente. Mas, neste mesmo mutirão, devido a demanda, atendeu 62 pessoas.
Em janeiro, foi instituído de atender oito pacientes mensalmente ou entregar 16 próteses. Já que pode ser superior e inferior. Hoje a média foi superior. São em média 11 pacientes por mês, chegando a entregar até 25 próteses, num único mês. “Esse foi um projeto idealizado devido a necessidade. Sabíamos que a procura seria bem grande, e por isso, lutamos tanto para fazer. Trabalhamos durante um ano e nove meses desde a idealização até a execução”, explicou Bruna.
Os critérios para atendimento são a avaliação da necessidade encaminhada pelo dentista atendido. “A ação visa suprir uma demanda que vem nos procurando para o tratamento especializado que devido ao valor não é acessível a todos”, ressaltou a secretária de Saúde, Janaina Bertan Warmling.
“Os pacientes vêm recebendo as próteses sem custo algum. É um projeto que só tem benefícios, trazendo qualidade de vida, bem-estar e melhorando a autoestima. Desse modo, deixando as pessoas mais felizes, já que possibilita elas sorrirem sem nenhum receio”, afirmou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.
Ainda de acordo com a secretária de Saúde, o projeto está atendendo uma demanda que nunca teve um olhar merecido. Segundo a orientação, os pacientes interessados devem procurar a sua unidade de saúde para uma avaliação com o dentista, que dará todas as informações necessárias.
Colaboração: Antonio Rozeng/Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis
Confira mais de Saúde
Conscientização
Apoio ao Parkinsoniano