InternetData CenterAssinante

Novembro Vermelho: ações com foco na saúde bucal são intensificadas em Içara

Mês é dedicado à prevenção ao câncer de boca
Novembro Vermelho: ações com foco na saúde bucal são intensificadas em Içara
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
Por Redação Engeplus Em 23/11/2023 às 22:35

A Secretaria de Saúde de Içara, está ampliando as ações focadas na saúde bucal durante este mês. A campanha do Novembro Vermelho visa conscientizar para a prevenção ao câncer de boca, o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil.

Os dentistas das Unidades de Saúde da Família (USFs) intensificaram a busca ativa de pacientes para orientações. Desde o início do mês, cerca de 500 pessoas foram atendidas pelos profissionais. Destas, 16 foram encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

“Comumente, já enfatizamos a prevenção ao câncer de boca em todas as USFs durante o ano, mas em novembro demos prioridade a esses pacientes para que ninguém aguarde muito tempo na fila. A nossa orientação é de que os pacientes façam o autoexame regularmente e, caso constatem alguma lesão diferente na boca, procurem os dentistas das unidades”, destaca Fernanda Sonego, responsável pelo apoio técnico da saúde bucal.

O profissional irá verificar a situação e, caso perceba a necessidade, realizará o encaminhamento ao CEO, localizado no bairro Jardim Elizabete, para o paciente passar por uma biópsia. A partir do resultado, o direcionará para o tratamento. Neste ano, já foram diagnosticados quatro casos de câncer de boca no município.

“É muito importante que o diagnóstico aconteça de maneira precoce, já que as chances de cura são muito maiores. Se vier tardiamente, poderá ser necessário o procedimento cirúrgico, que pode acarretar em mudanças na estética facial e deixar sequelas. O câncer de boca, se não for devidamente tratado, pode até mesmo levar a óbito”, completa Fernanda.

Todo o suporte é oferecido pelo Município por meio da rede pública. O foco da campanha é, principalmente, conscientizar adultos e idosos a partir dos 45 anos. “Os profissionais da Odontologia possuem a capacitação técnica para identificar essas lesões e orientar ao tratamento adequado. Em especial, os pacientes desta faixa etária alvo devem estar atentos a qualquer sinal e na dúvida procurar a avaliação profissional”, destaca o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara