InternetData CenterAssinante

Mais de 37 mil crianças e adolescentes atualizaram caderneta no dia D da Campanha de Multivacinação

Campanha segue até este sábado, dia 28
Mais de 37 mil crianças e adolescentes atualizaram caderneta no dia D da Campanha de Multivacinação
Foto: Divulgação/Dive
Por Redação Engeplus Em 24/10/2023 às 12:52

O Dia D da Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, realizado no último sábado, 21, levou 93.100 meninos e meninas aos postos de vacinação de todo o estado. Deste total, 37.343 estavam com pelo menos uma dose em atraso e foram vacinados, os demais (55.757) estavam com todas as doses em dia e não houve aplicação de vacinas.

João Augusto Brancher Fuck, diretor de Vigilância Epidemiológica, vê esses números de forma bastante positiva. “Tivemos um excelente dia D. Conseguimos resgatar muitas crianças e adolescentes que estavam com doses em atraso, mas, principalmente, pudemos perceber que grande parte está com as doses em dia. Esse resultado nos faz acreditar que estamos no caminho certo para voltar a ter altas coberturas vacinais, para voltar bater as metas de vacinação no nosso estado”, ressaltou o diretor.

A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Arieli Schiessl Fialho, destaca o trabalho dos municípios catarinenses na ação de vacinação. “As equipes de saúde dos municípios estavam bastante engajadas e se empenharam muito neste dia D para chamar a atenção da população para a importância da vacinação e atualizar o maior número de cadernetas possíveis.”, enfatizou a gerente.

A Campanha de Multivacinação em Santa Catarina segue até o dia 28 de outubro. Todas as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente, assim como as vacinas de Campanha, como a Covid-19, estão sendo oferecidas gratuitamente nos postos de vacinação de todo o estado. São 18 imunizantes que protegem contra mais de 20 doenças como a poliomielite, sarampo, caxumba, meningite, HPV, difteria, tétano e outras.

Primeira semana de vacinação

Na primeira semana de Campanha, do dia 14 ao dia 20 de outubro, 179.707 crianças e adolescentes menores de 15 anos compareceram aos postos de saúde de todo o estado para atualizar a caderneta de vacinação. Deste total, 55.727 (31,01%) estavam com doses em atraso e precisaram tomar pelo menos uma vacina. Somando a primeira semana de Campanha e o Dia D de Vacinação, já foram atualizadas 93.070 cadernetas de vacinação no estado.

Chuvas em Santa Catarina

Em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina nas últimas semanas, alguns municípios ainda não conseguiram iniciar as ações da Campanha de Multivacinação, bem como realizar o dia D. Para essas cidades, a Secretaria de Estado de Saúde recomendou que a Campanha seja realizada em data posterior, a ser definida por cada município, assim que a população atingida pelos temporais tenha sido devidamente assistida e a cidade tenha condições de iniciar a Campanha.

Segundo levantamento realizado pela Dive, cinco cidades não realizaram ações de vacinação no último sábado, 21. São elas: Rio do Sul, Taió, Três Barras, Irineópolis e Porto União. É importante que a população das cidades atingidas fique atenta às informações repassadas pelas secretarias municipais de saúde a respeito da vacinação.

Colaboração: Núcleo de Comunicação da Dive/SC