InternetData CenterAssinante

Possível infestação de Aedes aegypyi em Criciúma será abordado em ação na Praça Nereu Ramos

Agentes de combate às endemias estarão no Centro da cidade orientando a população
Possível infestação de Aedes aegypyi em Criciúma será abordado em ação na Praça Nereu Ramos
Foto: Divulgação
Por Jessica Rosso Em 20/11/2020 às 17:17

Em 2020, no Estado de Santa Catarina até o momento foram confirmados mais de 11 mil autóctones, ou seja, quando já há o surto da doença na região. Esses casos estão concentrados em 52 municípios, sendo que 11 apresentaram transmissão em nível epidêmico. Criciúma teve um caso neste ano, que positivou para a dengue, porém foi contraído em outra cidade (outra região), conforme a supervisora do Programa da Dengue de Criciúma, Simone Cristina da Cruz.

Por conta do cenário do estado e da aproximação com o período sazonal de transmissão da doença, neste sábado, dia 21, será realizado o 'dia D' da dengue, na Praça Nereu Ramos, em Criciúma. Agentes de combate às endemias estarão no Centro da cidade das 8h às 12 horas, orientando e tirando dúvidas sobre as doenças que o mosquito Aedes aegypyi transmite. 

"Vamos estar com seis agentes de endemias concentrados  próximo da antiga Casa da Cultura. O objetivo será mostrar para a população de Criciúma o risco em que estamos de se tornar um município considerado infestado. Vamos expor alguns exemplares de recipientes acumuladores de água e vamos mostrar como manter esses depósitos sem risco de proliferação do Aedes aegypti", explicou. Só em Criciúma há 42 focos que estão nas localidades de: Quarta Linha, Próspera, N. S da Salete, São Simão, Verdinho, Santa Augusta, Imigrantes, Mineira Velha, Linha Batista, Vila Isabel, Liberdade e Metropol.