InternetData CenterAssinante

Vigilância Sanitária alerta para infestação de caramujo africano

O controle é necessário porque o caramujo é hospedeiro de um tipo de verme pode causar meningite grave e hemorragia no intestino, podendo levar a morte
Vigilância Sanitária alerta para infestação de caramujo africano
Foto: Reprodução Internet
Por Mariana Noronha Em 21/01/2015 às 14:20

O calor atrelado as chuvas desta época do ano facilitam a proliferação do caramujo africano, por isso, a Vigilância Sanitária de Içara em parceria com as secretarias de Obras, Agricultura e Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai) realizam a partir da próxima segunda-feira, dia 26, o recolhimento do molusco. 

Os proprietários dos locais atingidos devem entrar em contato com a Vigilância através do telefone 3443-5053. “O cidadão deve fazer o recolhimento do animal, protegendo as mãos com luvas ou sacolas plásticas, para posterior recolhimento da equipe responsável”, coloca o coordenador do órgão, Clair da Silva. 

Os caramujos serão destinados a um aterro para abatimento e posterior depósito em uma vala impermeabilizada. “O controle é necessário porque o caramujo é hospedeiro de um tipo de verme que, se ingerido por seres humanos, pode causar meningite grave e hemorragia no intestino, podendo levar a morte”, ressalta o médico veterinário, Saulo Da Boit Goulart. “Após a retirada do molusco é preciso cobrir o local com cal para evitar a propagação, por meio dos ovos do animal”, orienta. 

 

Colaboração: Comunicação Içara