InternetData CenterAssinante

VÍDEO: Águia traz recém-nascido para o HMISC

Bebê sofreu parada cardíaca após parto e foi reanimado por equipe do Samu
VÍDEO: Águia traz recém-nascido para o HMISC
Foto: Nei Manique / Engeplus
Por Redação Engeplus Em 22/11/2015 às 15:25

Vítima de parada cardíaca, um recém-nascido foi reanimado por equipe do Samu na manhã deste domingo em Imbituba e transportado em seguida pelo helicóptero Águia 02 até o Hospital Materno Infantil Santa Catarina. O bebê chegou a Criciúma por volta das 13 horas em "condições satisfatórias", relatou o major Wallace Carpes, comandante da aeronave vinculada ao Batalhão de Aviação da PMSC.

"Levamos entre de 24 a 25 minutos de Imbituba até a aqui", acrescentou. O deslocamento para Criciúma atendeu ao protocolo de atendimentos na área da saúde, determinando o transporte à UTI mais próxima. "Como a UTI neonatal de Tubarão não tinha vaga, restou a opção por este hospital", justificou o oficial.

O Águia 02 é um modelo Koala, de fabricação estadunidense, com capacidade para oito pessoas, autonomia de voo acima de 600 km ou mais de três horas e velocidade superior a 200 km/h. "Nossa aeronave é utilizada tanto em operações de busca, resgate e salvamento como de segurança pública", detalhou Carpes.

O histórico do major é extenso e já incluiu a região de Criciúma em ocasiões bem distintas. "Estive aqui quando ocorreu o furacão Catarina e mais recentemente, no semestre passado, durante a operação policial que ocorreu no bairro Paraíso. Naquele período, fiquei 10 dias com outras guarnições especiais."