InternetData CenterAssinante

Nutricionista sugere alternativas à lactose

Doença é possível ser controlada com limitação de produtos lácteos
Nutricionista sugere alternativas à lactose
Foto: Divulgação
Por Douglas Saviato Em 21/08/2014 às 15:35
Diarreia, constipação, distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. Estes são os sintomas despertados pela intolerância à lactose. A severidade depende da quantidade ingerida e também da capacidade do organismo. Não existe cura. Mas é possível tratar com a limitação de produtos lácteos. “Em substituição ao leite de vaca a recomendação é utilizar bebidas à base de soja, leite sem lactose ou com baixo teor, suco de frutas e/ou vegetais e ainda bebias à base de arroz”, sugere a nutricionista do Hospital São Donato, Cristina Frasson.
 
“Muitas pessoas conseguem ingerir leites sem lactose e outros produtos com baixo teor sem sentir os sintomas. Outra opção bastante comum é o uso de cápsulas de lactase”, aponta. Quem tem intolerância deve sempre prestar atenção aos rótulos de alimentos e medicamentos. Ao comprar frios (presunto, mortadela, etc), outra orientação é observar se o corte ocorre na mesma máquina em que são fatiados os queijos.
 
“A lactose é o açúcar do leite, um dissacarídeo que transforma-se em glicose e galactose. Estes carboidratos simples são facilmente absorvidos pelo corpo. No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino sem ser absorvida”, detalha. Entre os produtos restritivos estão iogurtes, manteigas, chantilly, sorvetes, pudins, chocolates, além de pães, molhos e outros alimentos que levem leite.
 
Bolinho de caneca de Maracujá
1 ovo
2 colheres de sopa de óleo
3 colheres de sopa de maracujá
4 colheres de sopa de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de farinha de trigo (integral)
1/2 colher de chá de fermento químico em pó
Calda
polpa de 1/2 maracujá (com as sementes)
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
 
Preparo - Misture bem os ingredientes com uma colher. Aos poucos, acrescente o açúcar e depois a farinha, colher por colher, mexendo bem para a massa ficar homogênea. Por fim, acrescenta-se o fermento. A mistura deve ser colocada em uma caneca.  Leve a caneca ao microondas em potência alta por 3 minutos. A massa crescerá rapidamente, mas não desligue o microondas. Deixe a massa assar durante os 3 minutos. Em uma xícara, coloca-se a polpa do maracujá e adiciona-se o açúcar de confeiteiro. Elas devem mexer bem até formar uma mistura mais consistente. Retire a caneca do micro-ondas; acrescente a calda, deixe descansar uns minutinhos e sirva!