InternetData CenterAssinante

Vice-prefeito de Urussanga não teve informações sobre operação e garante: ‘a cidade está abandonada’

Jair Nandi está rompido com Gustavo Cancellier
Vice-prefeito de Urussanga não teve informações sobre operação e garante: ‘a cidade está abandonada’
Foto: Divulgação
Por Rafaela Custódio Em 16/04/2024 às 11:40

Na manhã desta terça-feira, dia 16, o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, foi preso preventivamente, durante a segunda fase da Operação Terra Nostra, realizada pela Polícia Civil, que apura crimes de organização criminosa, falsidade ideológica, uso indevido da renda pública e contratação direta fora de hipóteses legais. Além do prefeito, dois vereadores e um servidor comissionado exonerado na última sexta-feira, dia 12, foram presos, também de forma preventiva.

O vice-prefeito de Urussanga, Jair Nandi, afirmou que não recebeu informações sobre a operação e não sabe se assumirá a Prefeitura. “Acordei às 6 horas e tenho acompanhado as informações pela imprensa. Não tenho uma informação mais detalhada se essa condução é um afastamento ou se é cautelar de outra natureza”, explicou em entrevista ao jornalista Joel Bernardo, da Rádio Marconi. 

Em 2021, Cancellier também foi afastado do cargo, após operação da Polícia Civil e Nandi assumiu o governo municipal. “Lembro daquele momento, foi em 2021. No momento que acontecia a operação na cidade, fui intimado, inclusive na minha residência, sobre o teor da decisão. Constava que caberia ao vice-prefeito assumir o comando da Prefeitura. Então, é evidente que é outra operação, ainda não fui intimado, a gente não sabe qual é o teor dessa decisão”, afirmou. 

Na visão do vice-prefeito, as notícias repercutem de forma negativa para a cidade. “É, do ponto de vista de cidade, isso não é bom, isso repercute muito negativamente, a gente jamais espera que isso aconteça, investigação ela é normal, tanto do parlamento, como dos órgãos externos, seja Ministério Público, seja policial, porque do momento que recebe uma informação, você tem a obrigação legal de investigar”, destacou. “A autoestima das pessoas, a gente vê que a cidade está abandonada nos últimos meses, então você enxerga isso, e isso não é o Nandi que está falando, são as pessoas que enxergam esse descontentamento”, acrescentou. 

Rompimento com o prefeito 

Prefeito e vice estão rompidos e Nandi falou sobre a situação. “Nós tivemos que assumir em 20 de maio de 2021 e saímos em 13 de junho de 2022, nesse tempo, nós já tivemos um rompimento, porque nós entendemos que a partir do momento que a gente assumiu, nós tivemos a clareza e o discernimento daquilo que estava acontecendo na cidade. Mas eu concordo com ir antecipando, a gente precisa se inteirar um pouco mais daquilo que aconteceu, daquilo que está acontecendo, estou recebendo informações por meio da imprensa e depois, de forma muito tranquila, a gente vai responder todas as perguntas, inclusive essa de maneira mais aprofundada, porque nesses dois anos que o vice-prefeito está em casa, a gente passou por situações bastante difíceis”, garantiu. 

Para o vice-prefeito, a cidade de Urussanga é o que importa, neste momento. “O nosso maior compromisso é com a cidade de Urussanga, nós queremos que a cidade seja destaque nos seus potenciais, seja econômico, gastronômico, cultural e fundamentalmente com as pessoas. Nós temos uma cidade simplesmente maravilhosa, onde eu sempre continuarei dependendo e aqueles que por algum momento se desvirtuarem desse caminho, se é o caso, nós temos um Estado de direito aonde ele apura e atribui as responsabilidades se for o caso”, pontuou.