Transferência de Salvaro e conversa com prefeito de Criciúma: advogado relata situação do caso
Chefe do Poder Executivo está preso no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus
O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), está detido no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí desde a última terça-feira, dia 3. Ele foi preso durante a segunda fase da Operação Caronte, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e pelo Grupo Especial Anticorrupção (Geac). Nesta quinta-feira, dia 4, um desembargador pediu vista e o julgamento sobre a liberação do prefeito em deixar ou não a prisão foi adiado para a próxima quinta-feira, dia 12.
Com a decisão do desembargador, Salvaro ficará detido, no mínimo, nove dias. Mas, os advogados que defendem o caso do prefeito estão confiantes. “Não há envolvimento do prefeito no suposto esquema entre as funerárias, enfim não há nada que indique isso e ele [Salvaro] desconhece os fatos da denúncia”, garante um dos advogados do caso de Salvaro, Giovanni Dagostin.
Dagostin esteve com Salvaro desde as primeiras horas da prisão. “Desde o primeiro momento estive com ele, nessa quarta-feira, dia 4, estive com ele até por volta das 22h30, conversando. Temos procurado visitar ele para não deixar o prefeito numa situação de abandono. Motivar ele, no sentido que tudo está sendo feito, não só como advogado, mas também o corpo jurídico, para tirar ele desta situação o mais rápido possível e fazer com que ele não fique remoendo coisas ruins. Aproveitamos também e mostramos as mensagens de apoio que temos recebido”, afirma.
Pedido de vista
Enquanto conversava com a reportagem do Portal Engeplus, o advogado estava se deslocando para o Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí para informar Salvaro sobre o pedido de vista do desembargador. “Vou passar essa notícia para ele. Quem o conhece sabe que esse era um horário que ele estaria na rua trabalhando, pois levanta muito cedo. A pessoa ser privada dessa liberdade, isso traz um desconforto, um incômodo e uma ansiedade”, frisa.
Transferência de presídio
Ao ser questionado sobre uma possível transferência de presídio, o advogado foi enfático. “Não tratamos disso ainda. Por enquanto não trabalhamos essa hipótese e acreditamos que ele será solto”, destaca.
Se solto, Salvaro voltará à Prefeitura de Criciúma?
O advogado Dagostin explicou que Salvaro depende de uma decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para poder voltar aos trabalhos no Paço Municipal Marcos Rovaris. “Vai depender da decisão do Tribunal, se a medida foi revogada, ele pode voltar para a prefeitura, sim”, comenta.
Como o prefeito está?
A reportagem do Portal Engeplus questionou o advogado, que tem contato direto com Salvaro, sobre como o prefeito está lidando com esta situação. “Ele pede para tranquilizar a população e os eleitores. O prefeito está bem e agradece as mensagens de apoio”, pontua.
Leia mais
Em nova fase da Operação Caronte, mais 10 pessoas são presas pelo Gaeco em Criciúma e SC
Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro está entre os presos na operação do Gaeco
Clésio Salvaro grava vídeo e se manifesta sobre prisão: ‘a política nos prega muitas surpresas’
Vaguinho afirma que continuará campanha com ainda mais força após prisão de Salvaro
Com prisão de Clésio Salvaro, vice-prefeito deve assumir a Prefeitura de Criciúma
Vice-prefeito assume Prefeitura de Criciúma após prisão de Clésio Salvaro
Ricardo Fabris não pretende alterar secretariado, mas alerta que exigirá respeito à hierarquia
Presidente da Câmara de Criciúma fala sobre prisão de Salvaro: ‘estamos aguardando a investigação’
Clésio Salvaro divide cela com outro detento em Itajaí
Candidatos à prefeitura de Criciúma se manifestam sobre a prisão do prefeito Clésio Salvaro
Desembargador pede vista e julgamento de Clésio Salvaro é suspenso
Confira mais de Política
Próximos passos..
Política