InternetData CenterAssinante

Legislativo aprova seis requerimentos, moção e derruba vetos nesta terça-feira

Sessão Ordinária acontece de forma remota
Legislativo aprova seis requerimentos, moção e derruba vetos nesta terça-feira
Foto: Haudrey Mafiolete/Câmara Criciúma
Por Redação Engeplus Em 20/02/2024 às 20:08

A Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou seis requerimentos na noite desta terça-feira, dia 20, em sessão ordinária. As votações acontecem de forma virtual por conta de um decreto de situação de emergência devido problemas estruturais e elétricos que atingiram o Plenário Antônio Guglielmi Sobrinho.

Em um dos requerimentos a parlamentar Giovana Mondardo (PCdoB) pergunta ao Chefe do Poder Executivo Municipal se há expectativa para o pagamento do piso nacional do magistério aos professores. Em caso de resposta positiva, ela solicita a previsão para início do pagamento. Sendo negativa, pede a justificativa. 

Os vereadores aprovaram ainda o requerimento sobre o estacionamento rotativo de Criciúma, em que a vereadora pergunta se é possível considerar tempo de tolerância de estacionamento. Já sobre as novas vagas instaladas em áreas residenciais, ela quer saber se possuem algum tipo de justificativa e se seria possível reconsiderar a instalação nessas regiões.

A parlamentar também questiona se há previsão de reforma da pista de skate do bairro Quarta Linha e das obras de reparo da pavimentação com lajotas da Rua das Orquídeas, no Bairro Argentina. 

Jair Alexandre traz demandas do Bairro São Sebastião para a pauta

O presidente da casa legislativa, Jair Alexandre (PL), verifica se é do conhecimento do chefe do poder executivo que o asfalto da Rua Antônio José Valtrik, no Bairro São Sebastião (Loteamento Eliza), está cedendo e quando será feito o reparo. Ainda referente ao mesmo bairro, Jair quer saber quando acontecerá a finalização do serviço iniciado na Rua Liberato Rocha. O presidente lamenta que, devido à paralisação dos trabalhos, o terreno acabou cedendo.  

Manoel Rozeng aborda demandas de seis bairros criciumenses

Manoel Rozeng tem alguns questionamentos ao chefe do poder executivo. O vereador quer saber quando será feita a faixa elevada na Rua Wenceslau Braz, próximo ao Hospital Infantil Santa Catarina, e a instalação de um redutor eletrônico de velocidade imediatamente antes do cruzamento com a Rua Santarém, no Bairro Operária Nova. 

Rozeng também pergunta quando será realizada a limpeza do matagal do espaço público (rua projetada) e a colocação de tampas da rede pluvial, na Rua Laudelino Fernandes, no Bairro São Luiz, e se existe a possibilidade de uma faixa elevada para travessia dos alunos da Escola Municipal de Educação Básica Hercílio Amante, no Bairro Floresta.

Nícola questiona manutenção das ruas que servem de desvio à Luiz Lazzarin

Nícola Martins tem alguns questionamentos ao chefe do poder executivo. Primeiramente, o vereador  pergunta se as ruas, que estão servindo de desvio para a Luiz Lazzarin, estão recebendo atenção do Município no que diz respeito à repavimentação, já que não foram projetadas para o trânsito atual. Quer saber quais providências estão sendo tomadas pela municipalidade para eliminar os graves problemas de alagamento enfrentados pelos moradores da Rua São Domingos, no Bairro Universitário. Para finalizar,  Nícola questiona se há previsão ou estudo para o asfaltamento da Avenida Getúlio Vargas, entre as Ruas Ari Barroso e Hortêncio João da Silva.

Paulo Ferrarezi verifica se há cronograma para pavimentação no Bairro Liberdade 

Paulo Ferrarezi (MDB) tem um questionamento ao chefe do poder executivo. O vereador quer saber se há cronograma para a realização do recapeamento, com manta asfáltica, da Rua Zelinda Uggioni Ronchi, no Bairro Liberdade.

Câmara vai realizar Audiência Pública sobre nome de trecho da Rua Luiz Ragazzon
A pedido do vereador Salésio Lima (PSD), a Câmara Municipal de Criciúma vai realizar Audiência Pública sobre a substituição do nome de um trecho da Rua Luiz Ragazzon. O debate vai acontecer no dia 21 de março, no estabelecimento n°137, Rua Luiz Ragazzon, no Bairro São Simão.

Moção de Aplauso ao Samu

Os vereadores criciumenses aprovaram uma Moção de Aplauso ao Samu. De autoria do vereador Márcio Darós (PSDB), a Moção de Aplauso 2/2024 foi aprovada, por unanimidade, no plenário da Câmara Municipal de Criciúma. O texto homenageia o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Criciúma, pelas relevantes contribuições prestadas à sociedade, desde 12 de fevereiro de 2006. O serviço é crucial e atende às urgências médicas de toda a cidade.

Câmara de Criciúma derruba veto parcial a PL contra violência doméstica

A Câmara Municipal de Criciúma acaba de derrubar veto parcial, de autoria do poder executivo, ao PL 103/2023. O texto do projeto de lei é da vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) e institui o Programa Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica no município de Criciúma.

Plenário derruba veto ao PL que prevê intérprete de Libras em vídeos do poder público 

A Câmara Municipal de Criciúma acaba de derrubar veto total, de autoria do poder executivo, ao PL 109/2023. O projeto de lei, de autoria da vereadora Giovana Mondardo (PCdoB), trata a inclusão de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos vídeos institucionais dos Poderes Executivo e Legislativo de Criciúma.

Colaboração: Assessoria de Imprensa - Haudrey Mafiolete