InternetData CenterAssinante

Após troca de secretaria, Celito Cardoso planeja gestão na educação com foco 100% na sala de aula

Gestor ficou cinco ano à frente da Secretaria da Fazenda
Após troca de secretaria, Celito Cardoso planeja gestão na educação com foco 100% na sala de aula
Foto: Manuela Silva/Arquivo Câmara de Vereadores de Criciúma
Por Thiago Hockmüller Em 06/10/2022 às 11:57

Celito Cardoso assume a Secretaria de Educação de Criciúma a partir da tarde desta quinta-feira, dia 6. Ele esteve à frente da Secretaria da Fazenda por cinco anos e agora projeta novos desafios na coordenação da nova pasta, onde pretende implantar uma “gestão com foco 100% na sala de aula”, conforme resumiu em entrevista ao Portal Engeplus na manhã desta quinta-feira, dia 6.    

Cardoso possui graduação em filosofia e especialização em Administração e Gestão. Por quase 30 anos atuou como professor, sendo mais de 20 anos no ensino superior. Também possui experiência na área administrativa educacional, já que é co-fundador do Colégio Maximiliano Gaidzinski, em Cocal do Sul. 

“Recebi a notícia de forma pacífica. Tenho uma história no mundo da educação e isso vai permitir que a gente possa estabelecer estratégias com foco 100% na sala de aula. Isto me dá uma certa segurança e tranquilidade para encarar o desafio de forma serena e com perspectiva de deixar uma marca diferente. Saio muito tranquilo (da Secretaria da Fazenda) e com a sensação de trabalho bem feito. Tudo isso me deixa confortável para assumir um novo desafio dentro de uma área que não é totalmente estranha na minha vida, já que até hoje ainda respondo administrativamente por essa escola”, explica.

Cardoso foi comunicado da mudança no final da tarde dessa quarta-feira, dia 5. De pronto, aceitou o desafio e pretende iniciar o novo trabalho na tarde de hoje, após passar a manhã acertando os processos legais da alteração e também a transferência da Secretaria da Fazenda para Felipe Tavares. Segundo o novo secretário da educação, o primeiro desafio é entender o organograma da nova pasta e se reunir com os coordenadores administrativos e pedagógicos.

“Ainda não tive tempo para pensar definitivamente nesta mudança que aconteceu. Ainda estou pensando como secretário da Fazenda e preciso assimilar esta nova realidade e tenho uma estratégia definida. O foco é no pedagógico porque a infraestrutura predial, de salas de aula e ambientes educacionais físicos o município está muito bem organizado. O foco que o Miri (Dagostim, antigo secretário) deu na preparação da infraestrutura está evidente. Neste momento permite colocar um foco maior no conforto e motivação do professor, porque a transformação acontece na sala de aula”, explica.

Minha noite de sono não foi tranquila e pacífica. Foram poucas horas de sono e muitos pensamentos. Espero ter uma experiência que me traga mais conforto para estabelecer estratégias transformadoras para a educação em nossa cidade

Celito Cardoso, novo secretário de Educação de Criciúma
________

Missão cumprida

Celito Cardoso esteve cerca de cinco anos à frente da Secretaria da Fazenda. Entre as conquistas de sua gestão, está a quitação de dívidas da prefeitura que estabeleceu a possibilidade de acessar financiamentos internacionais, como os 17 milhões de dólares obtidos junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) - recurso usado na obra do binário da Santos Dumont.

“Estou saindo da secretaria em uma situação bastante confortável. Pegamos com uma dívida vencida na tesouraria de R$ 180 milhões e isto foi quitado. Em 2018 fechamos o balanço no conceito A, com capacidade de poupança, investimento e pagamento. Tanto que em 2019 o município foi agraciado com financiamento internacional de 17 milhões de dólares com aval do Senado. Nesta semana houve um novo aporte financeiro de 25 milhões graças ao estado de bom pagador e capacidade de pagamento da prefeitura”, afirma.

O antigo secretário da pasta, Miri Dagostim, volta a assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores. Confira a matéria clicando aqui.