InternetData CenterAssinante

Vereadores de Siderópolis consultam ACP do Carvão no Legislativo de Criciúma

Visita teve como objetivo unir informações para buscar soluções das áreas afetadas
Vereadores de Siderópolis consultam ACP do Carvão no Legislativo de Criciúma
Foto: Fabrício Júnior/Manuela Silva
Por Redação Engeplus Em 23/08/2021 às 17:54

Parlamentares de Siderópolis visitaram nesta segunda-feira, dia 23, a reunião da Comissão Especial Temporária sobre a Ação Civil Pública (ACP) do Carvão na Câmara de Vereadores de Criciúma. O encontro serviu para união de informações em prol da comunidade, visando auxiliar o Ministério Público Federal para recuperação de áreas afetadas pela mineração de municípios do Sul.

Conforme a presidente da Comissão da ACP do Carvão no Legislativo de Siderópolis, vereadora Jadna Rodrigues Martins (PSDB), o assunto precisa ser discutido em todos os municípios afetados. “Nós estamos nos colocando a par da situação. Vimos a importância de discutir o assunto com os municípios da AMREC e o Ministério Público Federal. Agora vamos buscar esclarecimentos e ações concretas”, destacou.

“Viemos hoje aqui com o objetivo de entender melhor a situação e processo de recuperação das áreas afetadas. A questão maior é que a recuperação está atingindo pessoas carentes. Agora estamos levando as informações, onde vamos realizar um levantamento, uma reunião com o setor responsável e passar para a população o que está acontecendo”, ressaltou o relator da Comissão sobre a ACP na Câmara de Vereadores de Siderópolis, vereador Pedro Valcir de Souza (PP).

De acordo com o relator da Comissão no Legislativo de Criciúma, vereador Julio Kaminski (PSL), a partir de agora serão dados encaminhamentos diferenciados sobre o assunto. “Vamos chamar todos os Legislativos, as Prefeituras, as sociedades organizadas, todos aqueles que de alguma forma participaram, possuem conhecimento ou têm a contribuir para buscarmos alternativas”, declarou.

Além disso, segundo Kaminski, será solicitada a contratação de um profissional da área ambiental, com conhecimento em mineração para, que em conjunto com a Comissão, apresente soluções para recuperação das áreas. 

Colaboração: Manuela Silva