InternetData CenterAssinante

Jorge Koch assume Amrec nesta quinta-feira; vacina e Complexo Jorge Lacerda são agendas prioritárias

Posse acontece na sede do órgão em Criciúma, a partir das 15 horas
Jorge Koch assume Amrec nesta quinta-feira; vacina e Complexo Jorge Lacerda são agendas prioritárias
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 14/01/2021 às 13:49

A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) será comandada a partir desta quinta-feira, dia 14, pelo prefeito de Orleans, Jorge Koch (MDB). A solenidade de posse acontece logo mais, às 15 horas, na sede da entidade, localizada na avenida Santos Dumont, no bairro Pinheirinho, em Criciúma. 

Em entrevista ao Portal Engeplus, Koch revelou as duas bandeiras prioritárias para este início de mandato: a busca por vacinas do Instituto Butantan contra a Covid-19 e a continuidade das atividades do Complexo Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo. 

“Daremos continuidade aos trabalhos pela busca da vacina. A Fecam (Federação Catarinense dos Municípios) foi a primeira entidade a ir no Butantan demonstrando interesse em adquirir as vacinas. A Amrec também esteve junto. Se for necessário adquirir, estamos adiantados. A pauta prioritária é adquirir as vacinas”, declarou.

Sobre o Complexo Jorge Lacerda, a empresa Engie, administradora da unidade, emitiu um comunicado no dia 5 de dezembro anunciando o início do processo de desativação do Complexo Termoelétrico, caso não consiga vender as usinas. A empresa apontou que não possui mais interesse em trabalhar com geração de energia com o uso de carvão. 

O fato levantou preocupação entre lideranças políticas e empresariais do Sul. A estimativa é que o fechamento do complexo signifique uma redução de R$ 6 bilhões ao ano na economia da região, além de impactar mais de 20 mil vagas de emprego. “Precisamos continuar a cadeia produtiva do carvão”, alertou Koch. 

Novos presidentes

Conforme o estatuto da Amrec, cada presidente fica no cargo pelo período de um ano. O nome de Koch foi escolhido por indicação do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que teve o maior número de prefeitos da região. Após um ano, o segundo partido que mais elegeu representantes para o executivo indica o sucessor e assim acontece até o término do ciclo de quatro anos. 

Na ordem, após o MDB, assume um prefeito do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), depois do Partido Progressista (PP). O ciclo será fechado por um prefeito do Partido Social Democrático (PSD).

“De qualquer maneira a Amrec é a associação de prefeitos. Vou cumprir o papel regimental e trabalhar com todos os prefeitos. A Amrec é o centro nervoso dos municípios para conseguir resolver os problemas da região e das cidades”, explicou o novo presidente.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de posse acontece com restrições e cada convidado poderá levar somente um acompanhante.