InternetData CenterAssinante

Coordenação Regional da Defesa Civil sob gestão técnica e integrada à comunidade

Rosinei da Silveira está há quase 20 anos na segurança pública, oito deles na Defesa Civil
Coordenação Regional da Defesa Civil sob gestão técnica e integrada à comunidade
Foto: Divulgação
Por Thiago Hockmüller Em 22/01/2021 às 14:01

A escolha técnica para cargos públicos tem sido um dos grandes anseios da população brasileira. E desde 2012, a coordenação da Defesa Civil na Região Carbonífera, umas das mais importantes pastas para proteção à vida e prevenção de desastres, está sob gerência de um profissional capacitado em segurança pública e conhecedor da área: Rosinei da Silveira, que é o personagem do quadro Personalidades do Sul desta semana. 

Rosinei possui uma história de dedicação à vida pública. Graduado em história pela Udesc, atuou como professor entre 1994 e 2006 em escolas municipais, estaduais, particulares e cooperativas educacionais. Durante este período, em 2003, iniciou a carreira na Polícia Civil e atuou na delegacia de Siderópolis. 

O próprio Rosinei explica que o ingresso na segurança pública logo despertou o interesse pela filosofia de Polícia Comunitária. Isto levou o atual coordenador regional da Defesa Civil a participar da criação e estruturação dos Conselhos Comunitários de Segurança, os Consegs, nos 12 municípios da Amrec.

“Independente das funções desempenhadas na Polícia Civil, como investigação policial, cartório, gestão de DPmu, vistoria veicular, atestado de antecedentes, fiscalização de jogos e diversões, a Polícia Comunitária sempre foi a filosofia de trabalho que norteou as ações desenvolvidas junto à sociedade, seja na Delegacia de Polícia Civil do Município de Siderópolis, seja na Delegacia Regional de Polícia Civil em Criciúma, onde atuei como Coordenador Regional de Polícia Comunitária”, explica.

Quase duas décadas na Segurança Pública

Este ano, Rosinei completa 18 anos de atuação na área da Segurança Pública. Na Defesa Civil desde 2012, ele acompanhou de perto o desenvolvimento das coordenadorias municipais e também atuou em diversas ocorrências na região, desde o trabalho social pós-desastres naturais até eventos de conscientização e trabalhos de prevenção aos desastres.  

“Desde 2012 venho atuando como coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil em Criciúma, na busca de estruturar e fortalecer as ações das defesas civis municipais, levando mais qualidade de vida, proteção à vida, salubridade e segurança a cada cidadão catarinense, em especial na Região Carbonífera. Muitas foram as conquistas e desafios enfrentados”, recorda.

Entre os desafios lembrados por Rosinei, estão problemas de estrutura que foram solucionados com o passar do tempo: falta de viaturas, telefones e instrumentos de trabalho. “Tivemos muita criatividade, perseverança e resiliência para vencer os obstáculos. Hoje, estamos bem estruturados em equipamentos e veículos. Pelas conquistas e trabalho marcante nos municípios, já recebemos Moção Honrosa na Câmara de Vereadores de algumas cidades, pelo reconhecimento às atividades na Proteção e Defesa Civil”, conta, orgulhoso.

Mapeamento de riscos e conquistas para o Sul

O trabalho da Defesa Civil vai além da resposta aos desastres. O papel de prevenção e conscientização também é uma das vertentes de ação destes profissionais que atuam para levar proteção, segurança e qualidade de vida para pessoas em situação de risco ou vítimas de desastres. No caso de Rosinei, ele atua como um braço do Estado junto aos municípios prestando apoio para a implementação e concretização das políticas nacional e estadual de Defesa Civil.

“A nossa presença na região, é a presença  do Estado de Santa Catarina em apoio às coordenadorias municipais na execução das etapas de gestão da defesa civil, que são: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Destas etapas, nós orientamos e assessoramos o município para que os programas e políticas públicas aconteçam de forma a levar proteção, segurança e qualidade de vida a população em risco e atingida por desastres”, explica.

Entre algumas das ações que trouxeram conquistas para o Sul, estão vistorias, acompanhamentos, integração institucional e relatórios que culminaram com o investimento na ordem de R$ 20 milhões do Governo Federal nas obras de mitigação de riscos na Serra do Rio do Rastro, em Lauro Muller, e a rodovia Serra-Mar, em Orleans. Também a participação na criação e implementação do Programa Defesa Civil na Escola, hoje uma política pública institucionalizada pela Defesa Civil de Santa Catarina, já publicada em livro para referência e reconhecida nacional e internacionalmente.

“Também a estruturação e fortalecimento das defesas civis municipais, o que tem expandido o atendimento de proteção à vida nas prefeituras da Região Carbonífera. E tudo isso, vale lembrar, neste momento, só foi possível pela disposição e coragem dos coordenadores municipais de Defesa Civil”, relata Rosinei, lembrando do apoio de sua esposa, Andressa Plácido Silveira. “Com compreensão, amor e sensibilidade, ela suportou horas e dias sem minha presença enquanto eu estava nos municípios”, agradece.

Currículo

Além da formação em história, Rosinei também é bacharel em Ciências Políticas pela Uninter e possui mais três cursos de pós-graduação, nível de especialização: Filosofia de Polícia Comunitária (Unisul), Gestão de Polícia Comunitária (Univali) e Gestão Pública (UFSC).

Ele também é membro da Academia Nacional de Polícia (Polícia Federal) - no curso de especialização em Ciências Policiais. Também está próximo de concluir o mestrado em Educação na Universidad De La Empresa (UDE), de Montevidéu (URU).