InternetData CenterAssinante

Pelo Estado 02/02: Novas mudanças no Universidade Gratuita

E mais: SEI apresenta projeto para a SC-401
Pelo Estado 02/02: Novas mudanças no Universidade Gratuita
Por Pelo Estado Em 02/02/2024 às 01:52

Desde que foi lançado, o Programa Universidade Gratuita, do Governo do Estado, vem sofrendo uma série de ajustes para se adequar às solicitações feitas durante e após o processo de aprovação do projeto.

No Diário Oficial do início da semana, um decreto publicado modificou alguns pontos, entre eles a forma de calcular o índice de carência do estudante e a classificação, agora, será feita exclusivamente com base no Índice de Carência (IC). Após a validação do cadastro pela Comissão de Seleção, os estudantes serão listados em ordem decrescente de acordo com seu IC.

Para o cálculo do IC foram inseridos novos critérios, entre eles a despesa familiar mensal, com estudo, com transporte coletivo e o valor dos bens do grupo familiar. As informações prestadas pelos estudantes durante o cadastro ou recadastro são de inteira responsabilidade e serão comprovadas mediante entrega de documentação.

O  Secretário de Estado da Educação (SED), Aristides Cimadon, afirmou que as mudanças foram um pedido do próprio governador.

Outra alteração ocorrida no projeto inicial visa dar garantia de continuidade àqueles estudantes que já estavam no programa Uniedu até o final do curso.

Para garantir a continuidade no Programa, o estudante já contemplado precisará renovar semestralmente o benefício, de acordo com o edital de cadastramento/recadastramento e conforme o cronograma publicado pela SED em seu site.

De acordo com a SED, o número de estudantes de ensino superior contemplados pelos programas de assistência financeira do Governo do Estado no fim de 2023 foi de quase 34 mil pessoas. Somente o Fumdes e o Universidade Gratuita, programas criados no segundo semestre do ano passado, já somam mais de 9 mil estudantes atendidos.

Até 2026, o investimento no programa Universidade Gratuita deve superar R$ 1,2 bilhão.

 

SC-401

Durante reunião ampliada realizada na quarta-feira, 31, na Procuradoria Geral de Justiça, em Florianópolis, para discutir a situação da SC-401, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) apresentou parte do projeto que está em construção para a rodovia. A proposta engloba trajeto de 6,2 km entre os bairros Itacorubi e Santo Antônio de Lisboa, considerado o trecho mais crítico em termos de locomoção. Também estão previstas a implantação de terceiras faixas de rodagem nos dois sentidos da via, melhorias nas marginais, rotatórias, passarelas de pedestres e ciclofaixas. Estima-se que o projeto saia do papel até o final do primeiro semestre. Se isto realmente acontecer, será uma vitória e tanto para o município e para a população que diariamente sofre com as filas, acidentes e congestionamentos no local.

No prazo de 30 a 45 dias, uma nova reunião será organizada para retomar as discussões sobre o projeto. 

TJSC

Os novos dirigentes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) serão empossados no início da noite desta sexta-feira, 2. O atual presidente, desembargador Altamiro de Oliveira, fará a transmissão do cargo para o presidente eleito, desembargador Francisco Oliveira Neto, em sessão pública. A solenidade ocorrerá na sala de sessões Ministro Teori Zavascki (auditório do Tribunal Pleno), em Florianópolis. O evento pode ser acompanhado de maneira online pelo canal do TJSC no Youtube.

 

Rede trifásica

O governador Jorginho Mello (PL) entrega nesta sexta-feira, 2, um novo trecho de rede trifásica em Mafra, no Planalto Norte catarinense. A ação faz parte da implantação de 500 km de rede trifásica em todo o Estado, projeto anunciado em abril do ano passado pela Celesc e pelo Governo do Estado para melhorar o fornecimento de energia nos municípios do interior de Santa Catarina.

 

Última geração

O Hospital Dona Helena, em Joinville, acaba de anunciar a aquisição de um equipamento de última geração para a realização de cirurgia robótica, o único em Santa Catarina. O robô Da Vinci XI traz para o município a mais moderna e inovadora técnica cirúrgica da atualidade. Poucos centros hospitalares do país dispõem desse equipamento, que viabiliza procedimentos menos invasivos, em diversas áreas, como oncologia, ginecologia e urologia. Outro diferencial é que as cirurgias com auxílio do robô permitem uma recuperação mais rápida do paciente. O equipamento entra em operação no início do segundo semestre. 

 

Canton Fair

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) está com inscrições abertas para empresários que queiram participar da missão comercial para a 135ª edição da Canton Fair. O período de adesão vai até 6 de março de 2024. Uma das maiores do mundo, a feira de negócios acontece no sul da China, na cidade portuária de Guangzhou.

A missão foca na primeira fase do evento, de 11 a 19 de abril. Nesse período, a Canton Fair reúne expositores do setor industrial com o objetivo de prospectar novos negócios no mercado chinês e desenvolver estratégias para utilização da Ásia como plataforma de negócios de empresas brasileiras, além de fortalecer a rede de relacionamento na China. 

 

Dengue em SC

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quinta-feira (1) o lançamento de um Centro de Emergência para controle da epidemia de dengue no Brasil. Durante reunião tripartite na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), em Brasília, Nísia fez um chamamento pedindo mobilização nacional por parte de estados e municípios. Santa Catarina está entre os 10 estados onde há mais casos da doença. O combate à epidemia de dengue será o tema da nossa entrevista de amanhã com o diretor da Dive, João Fuck.

 

> Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado 

PE_02.02.2024

Produção e edição 

Por  Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC

Contato: peloestado@gmail.com