InternetData CenterAssinante

Pelo Estado 04/05: Injeção para o Turismo

Pelo Estado 04/05: Injeção para o Turismo
Pelo Estado 04/05: Injeção para o Turismo
Por Pelo Estado Em 04/05/2023 às 01:05

O Governador Jorginho Mello (PL) e a vice, Marilisa Boehm (PL), estiveram na manhã de quarta-feira, 3, na sede do IMA, em Florianópolis, para a entrega da Licença Ambiental de Instalação (LAI) que dará início à obra de construção do Píer Turístico de Itapema, e também a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a SCPAR Porto de Imbituba realizar a obra de recuperação, reforço e ampliação do cais 3 do local. As notícias de bastidores é de que o governador fez questão de realizar a entrega das licenças no próprio IMA, com a presença de parlamentares, prefeitos e secretários, como forma de valorizar o trabalho realizado pelo Instituto em prol do turismo em Santa Catarina.

Com a concessão das licenças, o investimento será de mais de R$ 100 milhões no estado, totalmente custeado pela Autoridade Portuária. O que acontece em boa hora, já que o governo está cortando gastos e, nesta semana mesmo, por meio de resoluções já publicadas no Diário Oficial, suspendeu a nomeação de 1.325 concursados que entrariam em 12 órgãos do Estado. No último mês, o governador já se viu envolvido em polêmicas por conta do corte de 80% do programa Bolsa Estudante, além de promover uma redução drástica no orçamento da educação.

 

 

Comitê de Segurança nas Escolas

O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), presidido pelo deputado Mauro de Nadal (MDB), realizou na quarta-feira, 3, a sua primeira reunião na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O grupo, que contempla outras 24 entidades, já definiu onde serão realizadas as seis audiências públicas previstas nas macrorregiões para ampliar o debate com a comunidade escolar. Elas estão programadas já a partir do dia 25, em Blumenau, e 26, em Joinville. Dia 1º de junho, em Lages, e em Chapecó, no dia 2. Depois, em Criciúma no dia 15, e em Florianópolis no dia 16, na própria Assembleia Legislativa. A apresentação do amplo projeto de lei, contendo todas as iniciativas discutidas nestes encontros, tem prazo para 25 de julho.

A coordenação dos trabalhos na Assembleia, além do presidente Mauro De Nadal contará com a deputada Paulinha (Podemos), como integrante da mesa diretora, a presidente da Comissão de Educação, Luciane Carminatti (PT), do presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Jessé Lopes (PL), do líder do governo Edilson Massocco.

 

Operação mensageiro

O prefeito de Papanduva, Luiz Henrique Saliba (PP), um dos réus da Operação Mensageiro, agora enfrenta mais um processo. Na última terça-feira, 2, a Câmara de Vereadores da cidade aprovou o pedido de impeachment contra ele. A vereadora Jaqueline Balena (MDB) está à frente do processo.

Neste mesmo dia, o prefeito de Guaramirim, Luís Antônio Chiodini (PP), foi preso após voltar das férias no exterior. Com mandado de prisão em aberto, ele foi abordado ainda no aeroporto de São Paulo, o que não deve ter sido nenhuma surpresa.

 

Salvaro

Como já havíamos publicado aqui na coluna, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, maior liderança eleitoral do Sul do Estado, estava negociando sua saída do PSDB. Agora, o martelo foi batido e Salvaro irá se filiar ao PSD. Tudo indica que ele será uma das opções do partido para as majoritárias de 2026 e seu aliado Arleu de Silveira (PSDB), hoje vereador, virá como seu sucessor na prefeitura da cidade.

 

Visitas

Mas para manter a boa figura, o prefeito precisa dar um tempo nas visitas ao prefeito Joares Ponticelli (PP), no presídio de Criciúma. O diretor do local, inclusive, foi afastado das funções por suspeita de facilitar visitas consideradas ilegais e que já viraram motivo de questionamentos por parte da desembargadora Cinthia Bittencourt Schaefer, relatora da operação Mensageiro.

 

Feira do Mel

A XXIl Feira do Mel de Santa Catarina, vai acontecer de 10 a 13 de maio de 2023, no centro de Florianópolis. O Largo da Alfândega vai receber 23 estandes somente com produtos catarinenses. A organização é da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Epagri, Sebrae, Senar, UFSC e prefeitura de Florianópolis. A feira conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura.

 

Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista da ALESC

Mais um passo importante foi dado para fortalecer o varejo de Santa Catarina. Esta semana foi realizada a 1ª reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista da Assembleia Legislativa. O coordenador da Frente é o Deputado Nilso Berlanda (PL).

A concorrência das redes de varejo catarinense com o comércio eletrônico de outros países, principalmente da China, foi o  tema da reunião.

Berlanda adiantou que uma nova reunião sobre o assunto será realizada.

Também participaram da reunião os deputados Tiago Zilli (MDB), Massocco (PL), Mario Motta (PSD), Fabiano da Luz (PT), Emerson Stein (MDB), Mauricio Peixer (PL), Sargento Lima (PL), Oscar Gutz (PL), Altair Silva (PP), Lunelli (MDB) e Carlos Humberto (PL).

> Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado 

PE_04.05.2023

 

Produção e edição 

Por  Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC

Contato: peloestado@gmail.com