InternetData CenterAssinante

Feudo na construção civil na serra, planície e mar

Por Willi Backes Em 05/10/2023 às 16:43

FEUDO NA CONSTRUÇÃO CIVIL NA SERRA, PLANÍCIE & MAR

Texto – Willi Backes.

Na Idade Média, entre os séculos V e XV, popularizou-se na Europa Ocidental em reconstrução, sistema de edificações para desenvolvimento econômico e social coletivo, denominado Feudo Medieval. Feudo é termo germânico “vieh” que significa “posse” ou “propriedade”. Grandes propriedades territoriais – feudos – se organizavam em torno da produção econômica, política, social e cultural, respeitando liderança de membro da nobreza, vassalos, cultivadores e exército próprio para segurança da vila feudal.

No início dos anos 90 do século XX, em Criciúma, a BBS Engenharia e Construções, construiu e comercializou mais de 400 unidades residenciais do empreendimento denominado “Moradas da Colina”, que além das moradias edificadas em prédios, oferecia áreas de lazer para congraçamento, creche, plantios de árvores nativas e segurança coletiva.  

O projeto inovador – todo comercializado em menos de 90 dias – foi início de conceito construtivo coletivo e que nos tempos atuais é reproduzida nas dezenas de condomínios residenciais em toda região, do litoral até   altos da serra.

A inovação e ousadia empreendedora da BBS Engenharia e Construções na implantação do Residencial (Condomínio) Moradas da Colina fez com que a construtora fosse destacada e premiada com o TOP de Marketing e Vendas da ADVB de Santa Catarina, em 1992.

Hoje, os projetos construtivos em condomínio abundam no alto e encosta da serra, na beira dos 7 lagos do Balneário Rincão e em áreas urbanas e rurais da grande Criciúma. São dezenas de projetos já construídos, em construção e nas pranchetas, com residências edificadas em quadras de médio e grande porte, áreas comuns planejadas e urbanizadas, meio ambiente conservado e recomposto, campos e quadras para o lazer, abastecimento de energia elétrica, hidráulica e comunicação consistentes, acessos, vigilância e segurança adequada à realidade provocativa.

As comunidades, vilas residenciais ou condomínios, independentemente da denominação, contribuem em alta consideração para qualidade de vida de seus usuários/proprietários, pois oferecem opções diversificadas de relacionamento e usufruto, serviços de manutenção comuns com qualidade, e acima de tudo, vigilância e segurança individual e coletiva.  

Leia mais sobre: