InternetData CenterAssinante

Forquilhinha/SC - 26 de abril (Parte 19)

110 anos de fundação colonização alemã e 33 anos de emancipação político administrativa
Forquilhinha/SC - 26 de abril (Parte 19)
Por Willi Backes Em 23/04/2022 às 09:00

FORQUILHINHA/SC – 26 DE ABRIL (19)

110 ANOS DE FUNDAÇÃO COLONIZAÇÃO ALEMÃ

33 ANOS EMANCIPAÇÃO POLITICO ADMINISTRATIVA

Pesquisa e Texto – Willi Backes

 

CENTENÁRIO DE FORQUILHINHA – 1912 À 2012

O MEIO AMBIENTE NOS 100 ANOS DE FUNDAÇÃO

Em comemoração aos 100 Anos de Fundação por Famílias Alemãs (1912 – 2012), Forquilhinha no período de 20 à 29 de Abril de 2012, promoveu inúmeras ações festivas para enaltecer a economia e cultura do município.

Quando das comemorações do Centenário de Fundação, Forquilhinha com apenas 23 Anos de Emancipação Político Administrativa de Criciúma, segundo estatística demográfica, nos 184 km2 de área do município, residiam 22.000 habitantes (IBGE 2010). Das 5.025 residências, 18% estavam localizadas em áreas rurais e 82% em áreas urbanas.

Em 2012 o município de Forquilhinha apresentava oficialmente 37 unidades industriais, 362 empreendimentos comerciais, 298 estabelecimentos com prestação de serviços e, equipamento aeroviário do Aeroporto Regional Diomício Freitas. Entre as atividades econômicas destacavam-se o agronegócio e agricultura familiar, agricultura com plantio de arroz, feijão, milho e fumo, pecuária com produção de leite, extração do carvão mineral, avicultura e suinocultura. Forquilhinha ocupava a primeira posição na produção de arroz no Estado de Santa Catarina.

A coordenação dos Festejos do Centenário de Forquilhinha foi da Gestão Municipal do Prefeito Vanderlei “Lei” Alexandre e Vice Felix Hobold. No início do ano de 2012, a Secretaria de Agricultura de Forquilhinha providenciou o plantio de 22.000 mudas de árvores em praças, jardins, ruas, avenidas e áreas de preservação ambiental para homenagear cada um dos habitantes do município.

A LOGOMARCA DO CENTENÁRIO

A logomarca comemorativa do Centenário de Forquilhinha foi criada, desenvolvida e finalizada pela empresa Nossacasa/NC Brasil Feiras e Eventos, publicitário Willi Backes e designer Ronaldo Steckert. A logomarca retrata as cores e configurações das bandeiras de Forquilhinha e da Alemanha.

FESTEJOS E CONGRAÇAMENTOS NO CENTENÁRIO

A programação oficial dos Festejos do Centenário de Forquilhinha, ocorreu no período de 10 dias, de 20 à 29 de Abril de 2012, contou com ações oficiais, culturais e de lazer diversificadas.

Nos primeiros minutos do início do ano, em 01 de Janeiro de 2012, nasceu Hyane Pereira Martins, o primeiro bebê de família residente, e que foi homenageada no decorrer das festividades do Centenário de Forquilhinha.

A Solenidade de Abertura Oficial das Comemorações do Centenário de Forquilhinha contou com as presenças do Prefeito Vanderlei Alexandre e esposa Marilda Casagrande Alexandre, Vice Prefeito Félix Hobold e esposa Louvani de Fátima Sebastião da Silva, do Governador do Estado de Santa Catarina Raimundo Colombo, do Presidente da Câmara Municipal de Forquilhinha Edésio Loch e demais Vereadores, mais os Prefeitos Municipais do sul catarinense Clésio Salvaro de Criciúma, Rogério Frigo de Nova Veneza, Douglas Gleen Warmling de Siderópolis, Hélio Luiz Bunn de Lauro Muller, Mariano Mazzuco Neto de Araranguá, Nilson Bortolato de Cocal do Sul, Baltazar Pelegrin de Morro da Fumaça, Luiz Carlos Zen de Urussanga, Evandro Scaini de Balneário Arroio do Silva, Wagner da Rosa de Maracajá, José Antônio Tiscoski da Silva de Sombrio, Ronaldo Carlessi de Turvo e Antônio Felipe Sobrinho de Pedras Grandes.

Na Abertura Oficial e demais eventos das festividades foi apresentado o Hino do Centenário executado pelo Coral Sagrado Coração de Jesus, tendo o Maestro Antônio Urnau como autor da letra e música, e Regência de Lino Tiscoski.

 

O Parque Ecológico São Francisco de Assis teve ampliação de sua área e inauguração da Praça do Centenário, com imenso mosaico comemorativo, lago com pedalinhos, plantio de árvores representando cada Família Alemã fundadora, áreas de estacionamento e lazer. As trinta (30) Famílias Alemãs Fundadoras homenageadas: Arns, Backes, Back, Beckhauser, Berkenbrock, Boeing, Borgert, Eyng, Fritzen, Heerdt, Hobold, Horr, Hoepers, Junkes, Kammer, Kestering, Kulkamp, Kurtz, Loch, Michels, Nuernberg, Preis, Ricken, Schneider, Sehnem, Semmler, Steiner, Tiscoski, Warmling e Westrup.

A Rodovia Professor Eurico Back, via lateral ao Parque Ecológico São Francisco de Assis, recebeu e foi inaugurada a Ciclovia do Centenário, urbanizada e com 2 km de extensão.

Importantes shows musicais com artistas nacionais e locais como o Padre Fábio de Melo, Inimigo do HP, Neguinho & Emanuel, Nenhum de Nós, Amado Batista & Banda Matusa. feira e exposição de máquinas e equipamentos, exposição de animais, feira de produtos artesanais e da agricultura familiar, competições esportivas interbairros. Na festa foram reunidos grupos da terceira idade vindas de todo sul catarinense para confraternização.

As Famílias Arns, Back, Loch e Westrup promoveram encontros festivos e de congraçamento dos descendentes. A história familiar, econômica e cultural de Forquilhinha foi reproduzida em imagens fotográficas e expostas para conhecimento e curiosidade popular.

HOMENAGEM À LONGEVIDADE

Com cenas em evento com enorme emoção, 64 filhos e filhas descendentes das Famílias Alemãs Colonizadoras, vivos e com mais de 80 anos, receberam diplomas com homenagens à trajetória na comunidade.

AS RAINHAS EM EVENTO SOCIAL

A Festa do Centenário propiciou novamente a realização do que já fora tradicional em Forquilhinha, a realização do Baile do Chopp, animado pela Banda Alemã Cavalinho, de Blumenau. No encontro social foram homenageadas as Rainhas das Festas do Colono, Agricultor, Frühlingsfest, Emancipação e HeimatFest, no período de 1973 à 2011.

As Rainhas homenageadas foram Nair Tiscoski Festa do Colono 1973 - Maria Hermínia Aléssio Miss Forquilhinha 1972 - Maria Salete Rosso Festa do Colono 1974 - Vaneide Rosso Festa do Colono 1975 - Bernadete Trevisol Steiner Festa do Colono 1976 - Lourdes Demboski Festa do Colono 1978 - Eunice Steiner Festa do Colono 1979 - Lilian Arns Topanotti Festa do Colono 1987- Nerli Manenti Festa do Colono 1989 - Camila Regina Backes Cantini Festa da Emancipação 1990 - Carla Savi Festa do Colono 1990 - Denise Nurenberg Festa Frühlingsfest 1991 - Simone Savi Festa do Colono 1992 - Adriana Kunz Cechinel Festa do Colono de 1993 - Raquel Rabelo Festa do Colono 1994 - Rejane Kulkamp Festa Frühlingsfest 1998 - Viviane Dandossola Cardoso Festa Frühlingsfest 1999 - Francieli Kulkamp Nuernberg Festa do Colono 2002 - Tatiane Gonçalves Festa HeimatFest 2003 - Aline Martins Festa do Colono 2004 - Nikeli Felisberto Pacheco Miss Forquilhinha 2004 - Emily Trevisol Kulkamp 2ª HeimatFest 2005 - Michele Jacks Fernandes Festa do Colono 2006 - Giovanna Pedroso 3ª HeimatFest 2007 - Charlene da Rosa Witt Festa do Colono 2008 - Suelen Caroline dos Santos 4ª HeimatFest 2009 - Liliane da Luz Festa do Colono 2010 e Bethina Trevisol Steiner 5ª HeimatFest 2011.

ODORES E SABORES DA GASTRONOMIA ALEMÃ

A gastronomia alemã em restaurantes e café colonial, atenderam à todos os gostos e sabores: Pretzel- pão alemão, Eisbein – joelho de porco assado, cozido ou frito, Sauerkraut – chucrute/repolho picado em conserva, Katoffelsalad – salada de batatas e maionese, Wurst – vários tipos de salsichas, Wurstsalat – salada de salsichas, Bratwurst – salsicha assada, Weisswurst – salsicha branca, Kassler – carne suína salgada e defumada, Strudel – massa com recheio, Leberkäpe – carne temperada e assada, Schnitzel – bife de vitela, Flammkuchen – pizza alemã, Schwarzwälder Kirschtorte – bolo de chocolate, Körnerbrot – pão de milho, Stärkefaden –

rosca de polvilho, Milchcreme – creme de leite.

HINO DO CENTENÁRIO DE FORQUILHINHA

Autor Letra e Música – Professor e Maestro Antônio L. Urnau.

“Estribilho

Salve Centenário desta terra!

Salve Povo que aqui trabalhou!

Forquilhinha é Terra alcandorada,

Que o suor da gente o sublimou.

I.

Mil novecentos e doze

É a data singular

Da vinda do imigrante

Esta cidade criar.

II.

O progresso emergiu

E a liberdade chegou,

Nossa gente evoluiu

E seu nome consagrou.

III.

Filhos ilustres partiram

Desta Terra memorável

Levando ao mundo a partilha

De uma comuna saudável.

IV.

Dois mil e doze é festa

Do ano cem jubilar

Alegria do passado

E futuro a brilhar”.

 

Fotos/Reproduções:

19. Logomarca do Centenário.

19.1. Praça do Centenário.

19.2. Praça do Centenário no Parque Ecológico São Francisco.

19.3. Placas em Homenagem e Registro Histórico.

19.4. 1ª Criança nascida no Ano do Centenário de Forquilhinha 2012.

19.5. Terceira Idade Homenageada, mais de 80 Anos.

19.6. Homenagem à Longevidade.

19.7. Show Michel Teló.

19.8. Congraçamento Familiar nas Festividades.

19.9. Centenário entre Amigos.

19.10. Reencontros no Centenário

19.11. Centenário Cartão Postal.

19.12. Zeno, Delfino, Franz, Michael, Bruno e Toni.