InternetData CenterAssinante

Forquilhinha/SC - 26 de abril (Parte 18)

110 anos de fundação colonização alemã e 33 anos de emancipação político administrativa
Forquilhinha/SC - 26 de abril (Parte 18)
Por Willi Backes Em 22/04/2022 às 08:23

FORQUILHINHA/SC – 26 DE ABRIL (Parte 18)

110 ANOS DE FUNDAÇÃO COLONIZAÇÃO ALEMÃ

33 ANOS EMANCIPAÇÃO POLITICO ADMINISTRATIVA

Pesquisa e Texto – Willi Backes

 

ALLES GUT, A FESTA DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ

No período de 25 a 28 de Julho de 1991, na gestão do Prefeito Vanderlei Ricken e Vice Nelson Da Soler, foi promovida em Forquilhinha a Festa Municipal do Colono, em parceria com o Ideal Esporte Clube e Nossacasa/NC Brasil Feiras & Eventos. Com a saudação “Alles Gut”, a festa ressaltou os 79 Anos de Imigração Alemã para Forquilhinha.

A Festa Municipal do Colono 1.991 em Forquilhinha promoveu Exposição Comercial e Industrial de Máquinas e Tratores, Exposição Regional de Animais, Desfile de Máquinas e Equipamentos para Produção Agrícola, Bailes Sociais Comemorativos, Torneios de Bocha em Cancha Coberta, Torneio de Futebol de Campo, Gastronomia com Pratos Típicos Regionais.  

FESTA DO COLONO NO PARQUE ECOLÓGICO

DE 23 À 25 DE JULHO DE 1999

No gestão do Prefeito Vanderley Luiz Ricken e Vice Paulo Hoepers, pela primeira vez a tradicional Festa do Colono de Forquilhinha foi realizada no Parque Ecológico São Francisco de Assis, tendo na organização e realização a CCO do Paço Municipal e a agência Nossacasa Feiras & Eventos.

Ao lado do lago do parque foi montada estrutura para a Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas. Na programação oficial nos três dias do evento foi realizada nas ruas e rodovia Gabriel Arns imenso desfile de tratores e máquinas com chegada no Parque Ecológico, restaurantes e kioskis serviram gastronomia tradicional e café colonial da etnia alemã e italiana, pavilhões com exposições de bovinos de leite e corte, equinos, caprinos, ovinos e aves, torneios de bocha, vôlei na areia e futebol suíço, missa campal, shows musicais e baile social.

Dezenas de milhares de pessoas do sul catarinense prestigiaram o evento.

 DE 20 À 23 DE JULHO DE 2000

O município de Forquilhinha na gestão do Prefeito Vanderlei Luiz Ricken e Vice Paulo Hoepers, promoveu a tradicional Festa do Colono, pela segunda vez no Parque Ecológico São Francisco de Assis. A Festa do Colono teve desfile 500 tratores e máquinas agrícolas, importantes feiras industrial e da pecuária, shows musicais, competições esportivas, caminhadas na trilha ambiental, horto florestal e completa gastronomia alemã e tradicional churrasco.

 A Nossacasa/NC Brasil Feiras & Eventos em parceria com a CCO do Paço Municipal foi novamente responsável pela organização e realização da Festa do Colono de Forquilhinha. 

FESTA DAS ORIGENS NA HEIMATFEST

Willkommen in Forquilhinha, Bem-Vindo à Forquilhinha, a mais germânica cidade do sul de Santa Catarina.

No período de 09 a 12 de Outubro de 2003, no período da gestão pública do Prefeito Paulo Hoepers e Vice Valberto Arns, Forquilhinha promoveu a 1ª edição da HEIMATFEST Festa das Origens, para ressaltar a Cultura, História e Gastronomia da comunidade. A HeimatFest continuou a ser realizada a cada dois anos, intercalando anualmente com a realização da Festa do Colono/Agricultor.

A criação da logomarca da HeimatFest e sua programação visual, bem como a realização do evento foi de responsabilidade da Nossacasa/NC Brasil Feiras & Eventos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Forquilhinha.

VI HEIMATFEST EM 2013 E MAIS

Ein Trinshsgruch Zur Der Freude, Um Brinde à Alegria - Forquilhinha promovia “A maior Festa Alemã do Sul de Santa Catarina”.

Fazendo uso de amplos espaços especialmente edificados para o evento, juntamente com as estruturas do Ideal EC Sede Social, Campo de Futebol, Ginásio de Esportes Adolfo Back, Colégio Sagrada Família, Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, Casa de Convivência dos Idosos e Praça de Eventos, Forquilhinha no período de 04 a 13 de Outubro de 2013, na gestão do Prefeito Vanderlei “Lei” Alexandre e José Ricardo Junkes, a VI edição da HeimatFest.

A extensa programação da VI HeimatFest fez a realização de Desfiles Históricos Culturais com ampla participação popular, Restaurantes e Café Colonial com gastronomia alemã, FEIRARTE Exposições Artesanais, Shows Musicais Artísticos e Culturais com Bandas Típicas de Santa Catarina e do Paraná, Encontros e Missas Religiosas, Exposição Histórica e Cultural, Festival Regional de Danças, shows musicais com dezenas de artistas regionais e nacionais como por exemplo: Matusa, Neguinho e Emanuel, Fernandinho, Jeito Louco, Marília Dutra, Munhoz & Mariano, Patrick & Jovani, Armandinho e Michel Teló. 

A HeimatFest em 2022, comemorada de 20 a 26 de Abril.

OSTERBAUM NA PÁSCOA DE FORQUILHINHA

Na Semana de 25 de Março (domingo de Ramos) à 01 de Abril (domingo de Páscoa) em 2018, Forquilhinha ampliou significativamente e com criatividade as festividades da Semana da Páscoa. Com planejamento de Felipe Dordete, Secretário de Esporte, Cultura e Turismo e, exponencialmente Geovane Westrup, Chefe do Departamento de Turismo na gestão do Prefeito Dimas Kammer e Vice Felix Hobold, com organização e realização da primeira “Osterbaum” - Árvore da Páscoa.

A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota.

A Osterbaum é um dos maiores símbolos da Páscoa para os alemães, juntamente com a tradição de se pintar ovos com tinturas naturais. Sua origem é pagã, uma vez que a data coincide com a chegada da primavera no hemisfério norte. Tornou-se comum, então, colorir e enfeitar galhos de árvores para celebrar o fim do frio.

Muitas cidades que foram povoadas pelos imigrantes germânicos utilizam-se dessa tradição para a sua promoção turística. É o caso de Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina, colonizado por imigrantes alemães, incorporando a tradição na sua comemoração da Páscoa deixando a cidade colorida com seus ovos decorados.  

A árvore montada na Praça dos Imigrantes Alemães se tornou a grande atração da cidade e evidencia a tradição trazida pelos imigrantes germânicos. Para enfeitar as árvores, são necessárias dezenas de milhares de ovinhos coloridos pintados à mão.

Em 2021, a edição anual na gestão do Prefeito José Cláudio “Neguinho” Gonçalves “e Vice Valcir Antônio “Chile” Matias, a Semana da Páscoa – 28 de Março à 04 de Abril - a decoração ganhou destaque ainda na avenida 25 de Julho, principal via de acesso do município, com pequenas Osterbaums e ovos medindo aproximadamente um metro doados pela CDL e pintados pelos artistas da cidade Gilda Steiner, Renan Fernandes, Maurício dos Santos e Clubes de Mães. Os ovinhos pintados à mão para as mini arvores, contou com a participação de alunos da rede municipal, de projetos sociais, dos clubes de mães e da comunidade em geral.

A Casa do Coelho, em frente à Rua Coberta, foi toda decorada e aberta à visitação. Coelhos, cestas, toalhas e outras peças decorativas foram expostas no espaço. A ação foi parceria entre Governo de Forquilhinha, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e COOPERA.

Em 2022, o Osterbaum em exposição e comemoração no mês de Abril.

 

Fotos/Reproduções:

18. Festa do Colono Parque Ecológico 1999

18.1. Desfile de Máquinas e Equipamentos.

18.2. Festas do Colono e HeimatFest

18.3. Forquilhinha Decorada e Festiva.

18.4. HeimatFest danças.

18.5. Desfile de Tratores na Av. 25 de Julho.

18.6. HeimatFest 2019

18.7. HeimatFest Desfile e Rainhas.

18.8. Osterbaum (1)

18.9. Osterbaum (2)

18.10. Osterbaum (3)

18.11. Osterbaum (4).

18.12. Heimatfest Original

18.13. Rainhas Heimatfest 2017

18.14. Rainhas Heimatfest 2013

18.15. Heimatfest sobre rodas.

18.16. Praça do Centenário e Centro de Eventos. 

18.17. HeimatFest em 2022, de 20 a 26 de Abril.

 

Do autor:

26 de Abril (Parte 18) - Em pequenos “capítulos”, pesquisados em obras publicadas pelo Prof. Adolfo Back e inúmeras Famílias residentes, conhecimento pessoal, bem como em arquivos oficiais e públicos, resumo da trajetória histórica da comunidade de Forquilhinha.

Escusas pelos eventuais equívocos e/ou lapsos históricos.