InternetData CenterAssinante

Coutinho e a catástrofe

Por Willi Backes Em 09/05/2022 às 09:54

COUTINHO E A CATÁSTROFE

Texto – Willi Backes.

O norte e notadamente o sul catarinense na primeira semana do corrente mês de maio foi severamente castigado pelas intempéries hídricas. Chuvas intensas e contínuas castigaram sobremaneira áreas urbanas e também rurais. Imensos prejuízos econômicos, mas e felizmente, nenhuma vítima fatal humana.

Nas semanas que antecederam os volumes expressivos e contínuos de chuvas, o Engenheiro Agrônomo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, através da Rádio Eldorado AM/Criciúma e suas redes sociais, fez repetidas alertas e orientações para precauções a serem adotadas por organizações públicas, privadas e particulares, para amenizar os possíveis prejuízos decorrentes.

As pessoas, entidades públicas e privadas foram atentas e respeitosas ao que o competente e correto Ronaldo Coutinho alertou para o que poderia ocorrer de forma catastrófica se providencias e cuidados não fossem observados antecipadamente e no decorrer da queda pluviométrica.

As chuvas torrenciais como previstas, ocorreram. A catástrofe foi amenizada, restando um desastre com excessos da natureza.

PREVISÕES PARA O FUTEBOL DO CRICIÚMA EC

A possível catástrofe técnica do Criciúma Esporte Clube no Campeonato Brasileiro da Série B e Série B do Campeonato Catarinense que se avizinha, se aproxima do previsível se considerado o atual desempenho e o que se planeja publicamente para a competição regional.

Na Série B do Brasileiro até a sexta rodada foram 6 pontos conquistados, ou seja, 30% dos 18 pontos disputados, desempenho este que faz olhar mais pelo retrovisor do que para o horizonte à frente. Com agravante, na teoria, as principais agremiações candidatas para frequentar a primeira parte da tabela de classificação, ainda estão por vir no calendário.

O mau agouro não se finaliza nesta competição pois vem aí o Campeonato Catarinense da Série B.

COM QUE TIME (ROUPA) EU VOU?

A Série B do Catarinense se inicia em 29 de maio e se estende até 28 de agosto, exatos 3 meses. Competição com 10 clubes, turno único todos contra todos, oito se classificam e dois são rebaixados para Série C. Segunda fase é mata-mata. Dois melhores decidem o título e sobem pra primeira divisão em 2023.

Clubes/times da Série B em 2022: Atlético Catarinense (São José), Blumenau, Caravággio (Nova Veneza), Carlos Renaux (Brusque), Criciúma EC, Guarani (Palhoça), Internacional (Lages), Metropolitano (Blumenau), Nação (Canoinhas) e Tubarão. “Nesse valo raso, também tem cascudo”.

O Criciúma EC nas entrelinhas anuncia que terá dois times, um para cada competição, e também comissão técnica duplicada. Se confirmado dois times e duas comissões técnicas, será fato inédito no futebol mundial.

CALENDÁRIO DUPLICADO

Está previsto para maio e junho, a seguinte sequência de jogos no calendário de Criciúma Esporte Clube:

14/05 – Criciúma x CRB – Brasileiro.

19/05 – Grêmio x Criciúma – Brasileiro.

27/05 – Criciúma x Cruzeiro – Brasileiro.

29/05 – Inter de Lages x Criciúma – Catarinense

04/06 – Bahia x Criciúma – Brasileiro

05/06 – Criciúma x Atlético – Catarinense

07/06 – Criciúma x Sampaio Correia – Brasileiro

11/06 – Chapecoense x Criciúma – Brasileiro (à confirmar)

12/06 – Caravággio x Criciúma – Catarinense

18/06 – Criciúma x Brusque – Brasileiro (à confirmar)

19/06 – Criciúma x Metropolitano – Catarinense

25/06 – Criciúma x Vila Nova – Brasileiro (à confirmar)

26/06 – Criciúma x Nação – Catarinense.

29/06 – Náutico x Criciúma – Brasileiro (à confirmar).

Evidentemente o calendário acima descrito deverá receber melhor escala com ajustes da FCF e CBF.

No mês de Agosto, quando o Criciúma EC deverá estar disputando o mata-mata do Catarinense Série B, quando bengala não suportará manco e suas mancadas, o time estará disputando os jogos iniciais do segundo turno do Brasileiro da Série B.

A tempestade perfeita está no horizonte, logo à frente. Urge pensar e planejar para promover ações que evitem a indesejável catástrofe.