InternetData CenterAssinante

Aguaí, é aqui!

Aguaí, é aqui!
Por Willi Backes Em 25/08/2020 às 21:13

Os municípios de Siderópolis e Nova Veneza no sul catarinense, apresentam importantes e diversificadas alternativas gastronômicas. Um espetáculo de capricho, sabor e bom gosto, para todos os gostos.

Dentre os muitos bons empreendimentos, e até por que oferece além da gastronomia, e, cresce a cada semestre no Aguaí Santuário Ecológico, desponta o Restaurante e Café com Mistura do Aguaí. O empresário empreendedor Beto Ferreira e sua família, bem como demais profissionais qualificados, fazem do Restaurante e Parque Aguaí, atração impecável no atendimento. A cada tempo uma novidade.

Gastronomia espetacular, lago com pedalinhos e caiaques, esportes radicais como a tirolesa com 250 metros de extensão, parquinho, anfiteatro, capelinha de São Francisco de Assis, trilhas ecológicas, animais de fazenda criados e soltos nos pátios, manutenção e aproveitamento do meio ambiente formado pela mata atlântica natural existente, constituem agradável e proveitoso ambiente.

Um verdadeiro elixir para o descanso mental, para todas as idades. 

DISSE QUE QUERIA, NÃO QUISERAM, SE FORAM.

Desde 2010, empresa privada apresentou projeto, fez repetidas reuniões com os setores responsáveis pela promoção do turismo em Santa Catarina, com intenção em construir no alto da Serra do Rio do Rastro uma plataforma avançada em vidro para observação ambiental. Em países com iguais ambientes e mentalmente desenvolvidos, o projeto é quase que comum. Santa Catarina perdeu o projeto por que a licença ambiental não foi possível.

Agora, antes do final de 2020, no Parque da Ferradura, no Rio Caí, no município de Canela no Rio Grande do Sul, será entregue e inaugurada plataforma de aço e vidro, em 360 metros de altura e 35 metros de comprimento. Os investimentos privados foram superiores a 30 milhões de reais.  

Enquanto isso, em Santa Catarina ainda estão “estudando” se é possível licenciar. É nisso que dá quando a natureza é pródiga nos seus atributos, mas, os bípedes que a habitam não estão altura de compreender suas potencialidades.

OPORTUNIDADE VERDE, FALTA ENTENDER.

O Governo Federal no Programa Nacional de Desestatização, a semanas autorizou e incluiu dois parques no programa, um deles, o Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina.

O Parque Nacional de São Joaquim foi criado pelo Decreto Federal 50.922, em 6 de Julho de 1961, tem 49.300 hectares, distribuídos nos municípios de Bom Jardim da Serra, Grão Pará, Lauro Muller, Orleans e Urubici. Está inserido no bioma Mata Atlântica, com matas de araucárias.

No seu território estão as nascentes dos rios que formam as bacias dos Rios Canoas, Tubarão e Pelotas, tem o conhecido acidente geológico conhecido por Pedra Furada, tem o Morro da Igreja, Campos de Santa Bárbara e, pico com 1822 metros de altitude.

O Parque Nacional de São Joaquim é oportunidade espetacular para que Santa Catarina tenha implantação de projeto turístico com aproveitamento e valorização ambiental e geológico, sem precedentes no sul do Brasil.